Estudantes da região de Araçatuba podem transformar ideias em negócios com o programa Supernova

Iniciativa gratuita e 100% online vai premiar os melhores projetos estudantis com missão técnica nacional e visibilidade em todo o país”

Lilian Flores

O Sebrae, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está com inscrições abertas para o Programa Supernova, iniciativa que pretende fomentar o empreendedorismo entre estudantes de cursos técnicos e de graduação de todo o Brasil. Gratuito e totalmente online, o programa oferece uma trilha prática de capacitação empreendedora, mentorias e a chance de apresentar ideias em um pitch nacional, com premiações para as melhores equipes de cada região do país.   

As inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro e devem ser feitas pela internet, no link: https://cloud.cliente.sebrae.com.br/supernova   Para participar, é necessário estar matriculado em curso técnico ou superior. A formação das equipes deve ser composta por dois a cinco estudantes, e a presença de um professor orientador é recomendada, mas não obrigatória.

Os participantes que completarem ao menos 50% das atividades receberão certificado oficial do Sebrae Nacional e do MEC.   A premiação contempla quem ficar em 1º lugar com uma missão técnica nacional com tudo pago pelo Sebrae, troféu, certificado MEC e visibilidade nacional do projeto. Já os 2º e 3º lugares ganharão troféu, certificado e destaque nacional.   

Vitor Martins, consultor de negócios do Sebrae-SP, explica que o programa é uma excelente oportunidade para que a região de Araçatuba se destaque no cenário nacional da inovação.   “O Programa Supernova é uma oportunidade única para os jovens da região de Araçatuba colocarem em prática ideias inovadoras e desenvolverem competências empreendedoras desde cedo. Queremos estimular cada vez mais estudantes de cursos técnicos e de graduação a participarem dessa jornada, que pode transformar projetos em negócios reais com impacto social e tecnológico. O Sebrae está aqui para apoiar cada passo dessa trajetória”, comenta Vitor.  

A trilha de capacitação aborda temas como desenvolvimento de competências empreendedoras, validação de negócios, marketing, construção de MVPs, vendas e apresentação de pitches. Ao final, as equipes deverão apresentar um modelo de negócio e um vídeo pitch.   Para a edição de 2025, o Supernova prevê alcançar até 5 mil estudantes na primeira fase, com cerca de mil equipes formadas.

Nos próximos três anos, o programa tem como meta atingir 1 milhão de estudantes em todo o Brasil e estimular a criação de até 100 mil novos negócios, que seguirão recebendo apoio do Sebrae em etapas futuras.