A Câmara de Castilho pode votar nas próximas semanas um Projeto de Lei capaz de intensificar ainda mais o programa municipal de recuperação da malha viária, que é uma das maiores dentre todas as 43 cidades situadas na região administrativa de Araçatuba.
Batizado com o nome de ‘SOS Estradas Municipais’, a proposta coloca no papel (na forma de lei, propriamente dita) as parcerias entre o Poder Público e as empresas do município, seguindo regulamentações semelhantes à dos convênios firmados entre Prefeitura e governos Estadual e Federal.
Na prática, o novo programa autoriza o uso comum de maquinários, mão de obra e matéria-prima, visando a recuperação tanto das estradas pavimentadas quanto as de terra, incluindo entre estas, as estradas que dão acesso aos assentamentos rurais do município.
Outro detalhe importante é a possibilidade de ampliar este leque de empresas parceiras da Administração, abrindo espaço para que outras usinas e empreendedores, não somente de Castilho, mas de toda região e que possuem atividades no município.
O prefeito Paulo Boaventura e seu vice, Marcos Visual, acreditam que esta nova visão pode estreitar os laços comuns entre a Administração e empresas como os Portos de Areia e Laticínios, por exemplo, replicando a experiência bem sucedida da parceria mantida a longa data entre a Prefeitura de Castilho e a Viralcool.
“Isso não significa que nós, prefeito, vice, vereadores e secretários, deixaremos de continuar buscando recursos com os governos estaduais e federais. Ainda temos muitas estradas que precisam de asfalto ou pelo menos dos benefícios do programa Melhor Caminho. Mas enquanto estes convênios não forem firmados, precisamos continuar mantendo as nossas rotas de escoação da safra, pecuária e de transporte estudantil, funcionando, e esta parceria é fundamental para atender o máximo de localidades possível”, justificou Boaventura.
Assessoria de Comunicação