“300 mudas frutíferas e nativas foram plantadas por alunos da escola André Firmino do Amaral”
José Carlos Bossolan
O maior programa de reflorestamento do interior paulista! Assim definiu a Equipe Social da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que na manhã desta quarta-feira (06/11), estiveram realizando em parceria com a Prefeitura de Nova Independência, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e a EMEF André Firmino do Amaral.
Alunos do 1° ano, realizaram o plantio de 300 mudas de 17 variedades de árvores frutíferas e nativas na área verde do Conjunto Habitacional Nova Independência “G”. O prefeito de Nova Independência, Fernando Macchi Santana – Fernandinho Santana esteve no local para apoiar mais essa importante iniciativa.
“Temos plena consciência da necessidade de preservar o meio ambiente. É importante que haja essa interação envolvendo nossas crianças, formando cidadãos mais conscientes sobre a importância de manter um ecossistema devidamente equilibrado. Quero agradecer a equipe da CDHU, nossa Departmento de Agricultura e Meio Ambiente e também nossos profissionais e alunos da EMEF André Firmino do Amaral por idealizarem essa iniciativa” – ressaltou o prefeito, Fernandinho Santana.
A Equipe Social da coompanha estadual, Sintia Blon e Franciele Vindetto, trouxeram às mudas para o plantio. Já o engenheiro agrônomo, Arnaldo Terashima, responsável pelo Departamento municipal, providenciou o preparo da área com sua equipe e abertura das covas. A diretora da escola infantil, Andreza Fernandes, fez a mobilização de profissionais e alunos para a efetivação do plantio.
Segundo o prefeito Fernandinho Santana, em todos os projetos de reflorestamento de Nova Independência implementados em sua gestão, são instalados sistemas de irrigação por gotejamentos, adubação, capina e reçagem, para que às plantas tenham a devida atenção e possam desenvolver plenamente. Outros tratos culturas para o combate a pragas e formigas também são adotados sempre que necessário.
O programa de reflorestamento adotado em Nova Independência, além de proporcionar melhorias na questão ambiental, também colabora para que o município obtenha maior pontuação no Programa Município Verde/Azul, cuja certificação permite ente municipal pleitear recursos junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.