“As provas estão previstas para 15 de dezembro em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Professores preveem questões mais diretas e pouco polêmicas, como é típico da banca organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação”
Rayane Moura/G1
O novo concurso público dos Correios, que conta com mais de 3,5 mil vagas, está sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A instituição é responsável por elaborar as questões das provas. Por isso, é importante que os candidatos conheçam o perfil da banca organizadora. É uma forma de “prever, mais ou menos, os assuntos que serão cobrados”, explica o professor Bruno Bezerra, do Estratégia Concursos.
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi criado há cerca de 15 anos, por um grupo de executivos que visava realizar projetos sociais na área da Educação. A sede do IBFC está localizada em Taboão da Serra, em São Paulo. Para obter fundos, o instituto realiza concursos públicos, processos seletivos e vestibulares. O IBFC, normalmente, aplica provas municipais e estaduais. A empresa já realizou avaliações para Prefeitura de Feira de Santana (BA), Manaus (AM), além dos estados da Paraíba, Acre, Goiás e Minas Gerais.
O concurso mais recente foi para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com salários de até R$ 13,9 mil, em seis estados. As provas dos Correios vão acontecer em várias cidades de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal e estão previstas para 15 de dezembro. “É uma novidade a aplicação nacional, com a prova ocorrendo em mais de 300 locais. A IBFC está acostumada a fazer aplicações locais por se tratar de uma banca menor, mas já está começando a aplicar provas de abrangência nacional na área da saúde”, explica Eduardo Cambuy, professor do Gran Concursos.
O IBFC é responsável também pelo sistema de inscrições, pela impressão e distribuição dos cadernos de prova, pela correção e pela divulgação dos resultados.
Como serão as provas?
- Nível Médio
A prova para as vagas de nível médio, para o cargo de carteiro, terá duração de quatro horas. Serão respondidas 50 questões de múltipla escolha, valendo 60 pontos no máximo. Segundo o edital, cada questão conterá quatro alternativas e apenas uma correta. Serão perguntas de língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais, e código de conduta ética e integridade.
O candidato precisa fazer no mínimo 30 pontos para não ser eliminado, mas existe também um número de acertos mínimos por disciplina.
- Nível Superior
Já a avaliação para o cargo de nível superior, para o cargo de analista, terá 50 questões de múltipla escolha, valendo também 60 pontos, além de uma redação de 20 a 30 linhas. Segundo o edital, cada questão conterá quatro alternativas e apenas uma correta. O exame também terá duração de quatro horas e vai cobrar questões de língua portuguesa, matemática, noções de informática, código de conduta ética e integridade e conhecimentos específicos da especialidade concorrida.
O candidato precisa fazer no mínimo 30 pontos para não ser eliminado, mas há também um número de acertos mínimos por disciplina.