Secom CONAFER
Hoje a TV CONAFER transmitiu o lançamento online de 4 novas cidades nordestinas que aderiram ao +Genética no Sertão, o maior programa de melhoramento genético de ovinos e caprinos do país. Além dos 9 estados nordestinos, municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo também vão receber os benefícios da inseminação artificial em seus rebanhos. A cada dia, as adesões vão confirmando a nova revolução genética em curso no agreste. Depois do +Pecuária Brasil, que revolucionou a bovinocultura nacional, o +Genética vem obtendo sucesso com os primeiros protocolos e inseminações feitas, já com previsão dos primeiros nascimentos ainda em 2024. Apenas após 1 ano do seu surgimento, o +Genética no Sertão acumula um feito extraordinário, ao avançar em mais de 500 municípios, o que comprova a sua importância como projeto de transformação do segmento da ovinocaprinocultura do semiárido brasileiro
Na live desta quinta-feira, 19 de setembro, participaram representantes de 4 cidades: a pernambucana Bodocó, a mineira Raul Soares e as baianas Boa Nova e Muquém de São Francisco. A Confederação e seus parceiros, Terra Bank, Ala Genetics e Alta Brasil celebraram juntos com o executivo destes municípios o acesso à biotecnologia da inseminação artificial com foco na bio reprodutividade de caprinos e ovinos. O que chamou atenção na transmissão foi o fato de que Raul Soares, uma das cidades contempladas com o +Genética, estar completando hoje, dia 19 de setembro, aniversário de 101 anos. A cidade de 23 mil habitantes está localizada na Região Geográfica Intermediária de Ipatinga, 228 km da capital Belo Horizonte. Sem dúvida, o +Genética é um grande presente de aniversário para Raul Soares.
Pedro Silveira, secretário de Agricultura do município de Raul Soares, disse que “é uma satisfação muito grande a adesão a este programa, +Genético no Sertão. E hoje Raul Soares completa 101 anos. Está sendo aniversário da cidade e o prefeito não pôde estar comigo aqui, devido a outros compromissos de aniversário da cidade, então muito obrigado aí pela parceria. Vai ser um grande privilégio para os pequenos produtores hoje do nosso município, que para a gente aqui ainda é uma coisa nova, que está começando agora e com previsão de crescimento. Vai ser muito interessante para nossa região.
A médica veterinária do município de Bodocó-PE, Yolanda Alves, afirmou durante a sua fala, “estou em nome da prefeitura de Bodocó e da Secretaria da Agricultura, além de todo o seu corpo técnico, e venho aqui agradecer à CONAFER pela oportunidade de receber o programa +Genética no Sertão. Um projeto que com certeza trará inúmeros benefícios para os nossos produtores, melhora na fertilidade dos animais através da genética, a rusticidade, a produtividade, e principalmente, a qualidade dos produtos desses animais. Então, nós estamos muito contentes de receber esse projeto no nosso município.”
Para Ivonildo Mirando, representando a secretário de Agricultura da cidade baiana, Boa Nova, “a cidade agradece a parceria com a CONAFER. Na verdade, estamos vivendo com a CONAFER um segundo momento. No primeiro momento, nós fizemos a parceria com a parte de bovinocultura na genética (+Pecuária Brasil). Foi um resultado excelente e agora estamos tendo a oportunidade de trabalhar a parte de genética do caprino e ovino. Dizer que Boa Nova é um município que tem dois biomas, tem Caatinga e tem a Mata Atlântica. E a gente tem uma extensão de 830 quilômetros quadrados, 70% desse município é Caatinga, e a gente está focando muito em melhorar o rebanho de caprino e ovinos, e com todo apoio também que a gente recebe do nosso gestor, o prefeito Adonias Rocha, que dada essa condição, essa liberdade de fazer essa parceria com vocês, então nossa gratidão e estamos junto aí para novos desafios.”
Enquanto avançam os acordos de cooperação técnica com municípios do semiárido nordestino, o +Genética no Sertão vai se transformando no maior programa genético da ovinocultura e caprinocultura do país. As inseminações já ultrapassaram 1,5 mil animais em todo o Nordeste, demonstrando a força do programa com apenas 1 ano de implantação. Os primeiros nascimentos de cabritos e cordeiros estão previstos para os próximos meses, ainda em 2024. Além dos municípios já assinados e atendidos, muitos estão agendados para iniciar os protocolos de inseminação. O programa +Genética no Sertão trabalha com o mais completo catálogo de reprodutores do mercado genético, produtos com selo de qualidade e de raças com alto pedigree.
O +Genética no Sertão trabalha com as melhores raças:
SAANEN
Maior produtora de leite do mundo.
BOER
Excelentes para a produção de carne.
ANGLO NUBIANA
São muito resilientes e saudáveis.
SANTA INÊS
Sua produtividade é acima da média.
DORPER
São férteis e precoces.