“O encontro deu início à agenda de celebração do Dia Nacional do Amendoim; Secretário executivo ressaltou o importante trabalho do IAC-Apta para o setor“
Assessoria de Comunicação/SAA
Nesta quarta-feira (11/09), foi dada a largada da 2ª Semana do Amendoim, durante encontro promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab), em Ribeirão Preto. O evento contou com a presença do secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, Edson Fernandes, que reforçou o compromisso do governo paulista com o setor do amendoim e relembrou a excelência no trabalho do Instituto Agronômico (IAC-Apta), no desenvolvimento de cultivares resistentes e mais produtivas.
“De tudo que o Brasil produz de amendoim, 90% vem das lavouras paulistas. É dever do estado preservar nosso protagonismo em um setor que tanto contribui para a alimentação de nossa população”, comentou Edson Fernandes. Para José Antônio Rossato, presidente da Câmara Setorial do Amendoim, que também participou do evento, a cultura do amendoim pode ser, cada vez mais, uma importante frente para a questão nutricional que o mundo enfrenta atualmente. “Temos formas de colaborar, já que a produção do amendoim está atrelada diretamente a aspectos de sustentabilidade, segurança alimentar e renovação do solo para canaviais”, disse Rossato.
Jaime Recena, presidente executivo da Abicab, destacou o bom momento do segmento em São Paulo e no Brasil. “Já são 45% dos consumidores do país que optam por amendoim em vez de outras castanhas. Estamos observando um processo de adesão da população nos mais variados segmentos gastronômicos”, acrescentou Recena.
Amendoim para uma alimentação saudável
Alimento rico em nutrientes e item indispensável nos pratos típicos de festa junina, o amendoim vem se consolidando na culinária brasileira com novas formas de consumo. Este cenário atual beneficia fortemente o setor com a abertura de novos mercados. Vale destacar que São Paulo é o maior produtor nacional e o principal exportador da leguminosa.
De acordo com o balanço realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), em 2023, o estado produziu mais de 736 mil toneladas, o que representa um aumento de 10,67%, em relação ao ano anterior. As principais regiões produtoras de São Paulo são: municípios de Tupã (13,6%), Marília (12,7%) e Jaboticabal (12,2%).
O Brasil, em 2023, produziu 893 mil toneladas de amendoim, só para se ter um parâmetro, São Paulo é responsável por 90% da produção nacional, outros estados produtores como Mato Grosso do Sul (32 mil toneladas), 3,3%, Minas Gerais (56 mil toneladas) com 6,3%, por exemplo, correspondem a 10% dos restantes da produção total, é o que aponta o relatório realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).