CONAFER NA COP29: ações contra mudanças climáticas na pauta da Confederação

Secom CONAFER

Entre os muitos temas que devem dominar a COP29, de 11 a 24 de novembro de 2024, em Baku, capital do Azerbaijão, as causas e efeitos das mudanças climáticas devem receber maior atenção por parte dos representantes dos países participantes. Com as abruptas alterações do clima em várias partes do planeta, urge que hajam avanços a partir do encontro. A Confederação tem buscado se antecipar nos cuidados com o meio ambiente e já deu início à sua campanha CONAFER CARBONO NEUTRO, além de desenvolver programas socioambientais, como os Guardiões Ambientais, Guardiões do Clima, o uso do aplicativo Hãmugãy para proteção dos territórios originários, intensificação dos programas de melhoramento genético, +Pecuária Brasil e +Genética no Sertão, além do apoio ao projeto ERA nas Escolas, responsável pela educação ambiental das crianças. São ações que se conectam e projetam a CONAFER muito à frente em seu segmento, fortalecendo a sua responsabilidade nos cuidados com o planeta 

Em meio a crescentes pressões globais para uma transição energética rápida e sustentável, o Azerbaijão se prepara para sediar a COP29. Como um dos maiores exportadores de petróleo e gás natural, o país enfrenta desafios internos e internacionais para equilibrar seu papel tradicional como produtor de combustíveis fósseis com a necessidade urgente de diversificação energética e combate às mudanças climáticas.

A CONAFER estará presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP29, em Baku, no Azerbaijão

A COP29 será um evento decisivo para o Azerbaijão, que, embora não tenha credenciais climáticas robustas, se posiciona como um palco único onde as causas e efeitos das mudanças climáticas são palpáveis. A transição global dos combustíveis fósseis é inevitável, e a conferência promete pressionar as grandes economias a comprometerem mais recursos para apoiar as nações mais vulneráveis a enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

A participação da marca agrofamiliar brasileira

A CONAFER marcará presença na COP29 com uma agenda repleta de iniciativas inovadoras voltadas para a sustentabilidade. A entidade que já teve uma participação destacada na COP28, em Dubai, estará presente novamente, levando ideias e projetos inovadores, como os seus programas de biotecnologia reprodutiva, o +Pecuária e o +Genética, o aplicativo de proteção de territórios indígenas, o “Hãmugãy”, e o “CONAFER CARBONO NEUTRO”, realizado em parceria com o Instituto Terra e Trabalho (ITT), com soluções práticas para proteger o planeta e beneficiar uma agricultura totalmente sustentável.

ERA nas Escolas – Horta Pedagógica e o futuro do planeta

Outro projeto muito importante é o ERA nas Escolas – Horta Pedagógica, que reconhece na infância um dos períodos mais importantes na trajetória de vida de uma pessoa, exatamente o melhor momento para trabalhar a educação ambiental. O ERA nas Escolas tem a missão de desenvolver com as crianças o respeito ecológico, a importância da participação no cuidado com o meio ambiente, preservação do verde tornando-o um inspetor ecológico, conscientizar quanto a importância da preservação para manter o equilíbrio natural do planeta, ressaltar através das atividades a importância da prática e do exercício diário e constante de atitudes ecologicamente positivas. Durante a COP29, a CONAFER levará suas experiências e programas inovadores para buscar acordos de financiamento climático que beneficiem a agricultura familiar brasileira.

Expansão do Projeto “CONAFER CARBONO NEUTRO”

A implementação do projeto “CONAFER Carbono Neutro” se estenderá posteriormente às propriedades rurais afiliadas, promovendo a eficiência produtiva, a redução de custos e a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas. Além de contribuir para a redução das emissões de GEE, essa expansão trará benefícios econômicos e ambientais para os agricultores familiares. A CONAFER tem desenvolvido projetos que promovem a produção 100% sustentável e transformadora na preservação ambiental e geração de renda.

Destaque para o Aplicativo Hãmugãy

Um projeto que promete destacar a participação da CONAFER na COP29 é o aplicativo Hãmugãy. Esta ferramenta digital georreferenciada é uma inovação voltada para a proteção de ecossistemas, capacitando indígenas, ribeirinhos e pequenos agricultores a monitorar e proteger ativamente seus territórios. O aplicativo representa um avanço significativo no combate às mudanças climáticas e será apresentado como um exemplo de sucesso durante o evento.

O aplicativo Hãmugãy nasceu para revolucionar a proteção dos territórios originários. Esta ferramenta digital georreferenciada, capacita indígenas, ribeirinhos e pequenos agricultores para proteger ativamente os ecossistemas, um exemplo de experiência positiva da CONAFER no combate às mudanças climáticas que será apresentada durante a COP29

A sustentabilidade do +Pecuária Brasil e +Genética no Sertão

O investimento em ações e acordos de cooperação técnica com a iniciativa privada, instituições de ensino e órgãos de estado será ampliado com a participação da CONAFER na COP29. Na COP28, a Confederação apresentou diversos projetos que têm melhorado a vida dos pequenos produtores brasileiros e firmado acordos de cooperação para descarbonizar o processo produtivo e gerar ativos ambientais. A CONAFER leva para 4 mil cidades brasileiras o “+Pecuária Brasil”, reconhecido como o maior programa genético do campo, garantindo a contribuição para uma agropecuária de baixo carbono.

Desde que foi lançado há 3 anos, o +Pecuária está mudando a vida de milhares de pequenos pecuaristas em milhares de pequenas cidades, uma parceria entre a CONAFER e a Alta Genetics que se transformou em uma verdadeira revolução genética do campo 

Os Guardiões Ambientais

A CONAFER reconhece que os povos originários são preservacionistas por natureza e que sua existência está intrinsecamente ligada à preservação ambiental. Nesse sentido, a formação de guardiões ambientais não é apenas uma medida de proteção, mas também uma afirmação da importância vital dos povos indígenas na luta contra as mudanças climáticas e na conservação da biodiversidade.

Os Guardiões atuam sob os eixos da vigilância e monitoramento dentro das terras indígenas, o que é uma nova perspectiva para o fortalecimento destas comunidades, aprofundamento na legislação ambiental e comportamento do fogo, com treinamentos práticos em prevenção e combate a incêndios florestais, bem como atividades de vigilância e monitoramento utilizando tecnologias como o aplicativo Hãmugãy.

Em um momento em que o debate em torno do marco temporal ameaça os direitos territoriais dos povos indígenas brasileiros, é fundamental destacar a importância de proteger e promover a autonomia desses territórios, o marco ancestral, conforme estabelecido pela Constituição de 1988. A CONAFER desempenha um papel fundamental nesse processo, garantindo que os povos indígenas tenham as ferramentas e o apoio necessários para proteger suas terras, autonomia e modos de vida. 

Os Guardiões do Clima

Para fortalecer a produção agroecológica dos produtores rurais, a CONAFER criou o projeto Guardiões do Clima. O objetivo é dar ênfase às práticas agroecológicas nos territórios, reconhecendo a importância de estratégias sustentáveis diante dos desafios enfrentados pelos agricultores. A partir de dados coletados, são elaboradas propostas de plantios agroflorestais e sugestão de técnicas para cultivos de hortaliças e outras culturas anuais. Posteriormente, a comunidade assistida e a equipe dos Guardiões, reúnem-se para discutir os planos, dando início às oficinas de capacitação. As oficinas abordam temas como consórcios de hortaliças e produção de biofertilizantes, sendo planejadas as próximas etapas sobre sistemas agroflorestais, plantio direto e produção de biodefensivos. O intuito dessas ações é ampliar o conhecimento das famílias na agricultura e favorecer a transição para a produção agroecológica.

Expectativas e preparativos do Azerbaijão

O financiamento climático será o tema central da COP29, com países desenvolvidos enfrentando pressões para aumentar seus compromissos financeiros em apoio às nações em desenvolvimento. Yalchin Rafiyev, vice-ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão e negociador-chefe da conferência, já destacou que as novas metas de financiamento serão a prioridade máxima. Neste contexto, a CONAFER espera firmar acordos que beneficiem diretamente a agricultura familiar brasileira, garantindo recursos para expandir projetos sustentáveis em larga escala.

Os preparativos do Azerbaijão para receber a COP29 incluem esforços políticos para se posicionar como uma liderança internacional no combate às mudanças climáticas. O país, grande produtor de combustíveis fósseis, tem interesse em diversificar sua matriz energética e diminuir a dependência do petróleo. Um exemplo desse compromisso é a adesão de Baku ao Compromisso Global do Metano, que prevê um corte de 30% das emissões desse potente gás de efeito estufa até 2030.

A COP29 promete ser um evento decisivo na promoção de um futuro mais sustentável e resiliente para o planeta. A Confederação está comprometida em levar adiante iniciativas que não apenas contribuam para a preservação do meio ambiente, mas também promovam a sustentabilidade econômica e social da agricultura familiar brasileira. A presença da CONAFER em Baku reforça seu papel de liderança em projetos inovadores no setor agrícola e seu compromisso contínuo com a luta contra as mudanças climáticas.