Secom CONAFER
A Agricultura Mais Sustentável é uma abordagem essencial para a produção de alimentos, fibras e outros produtos agrícolas que busca garantir a viabilidade econômica, a justiça social e a proteção ambiental a longo prazo. É uma prática que busca equilibrar as necessidades atuais da sociedade sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades.
Os princípios da Agricultura Mais Sustentável
A Agricultura Mais Sustentável promove a utilização racional dos recursos naturais, como água e solo, garantindo que sejam utilizados de forma eficiente e renovável. Técnicas como a irrigação por gotejamento e o plantio direto ajudam junto com a cobertura de solo adequada, a conservar água e manter a saúde do solo.
O cultivo de cobertura e o uso de terraceamento ajudam a prevenir a erosão do solo, melhoram a sua estrutura e aumentam a retenção de água.
Reduzir a dependência de pesticidas e fertilizantes químicos, incentivando o uso de métodos naturais de controle de pragas e o uso de adubos orgânicos, contribui na diversificação das culturas e integra diferentes tipos de organismos, fortalecendo a resiliência dos sistemas agrícolas. A biodiversidade melhora a saúde do solo, controla pragas naturalmente e promove um ecossistema equilibrado.
Mais sustentabilidade é combinar conhecimentos tradicionais e científicos para criar sistemas agrícolas que imitam os processos naturais. Isso inclui a utilização de plantas nativas, a integração de árvores nas áreas de cultivo e a promoção de relações simbióticas entre plantas e animais.
Mas quais são os benefícios da Agricultura Mais Sustentável?
- Sistemas agrícolas mais sustentáveis são mais resilientes às mudanças climáticas, capazes de se adaptar a eventos climáticos extremos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
- Práticas mais sustentáveis melhoram a estrutura e a fertilidade do solo, promovendo uma vida microbiana saudável e aumentando a produtividade a longo prazo.
- Ao promover a produção local e sustentável de alimentos, a Agricultura Mais Sustentável contribui para a segurança alimentar e a nutrição, oferecendo alimentos saudáveis e nutritivos.
- A sustentabilidade na agricultura apoia a economia rural, criando empregos, promovendo a equidade social e fortalecendo as comunidades agrícolas.
Um exemplo de projeto com Agricultura Mais Sustentável é o Guardiões do Clima da CONAFER que promove as práticas agrícolas sustentáveis e ecológicas, ao mesmo tempo em que combate as mudanças climáticas.
Com os Guardiões do Clima, é possível promover todo o sistema sustentável na agricultura familiar, oferecendo capacitação técnica, aquisição de insumos, desenhos de plantios, apoio com mão de obra especializada e equipamentos para implantação de sistemas produtivos. Sempre com o foco na visão agroecológica no processo de produção para contribuir com o Meio Ambiente, com o enriquecimento e regeneração do solo, permitindo também a potência da produção e o sucesso na comercialização.
A agricultura deve seguir um caminho viável e necessário para garantir que possamos alimentar a população mundial crescente de maneira responsável e ética. Convidamos todos a explorar e adotar práticas de agricultura sustentável, contribuindo para um futuro mais saudável e equilibrado para todos. Reconecte-se com a terra e faça parte desta transformação!