Assessoria de Comunicação
A Secretária da Educação, Estela Goda, participou da formatura de mais de 500 alunos da rede pública no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na manhã desta quarta-feira (26) no Ginásio Municipal de Esportes, Dr. Antônio Fernandes de Oliveira – “Curiango”.
A cerimônia, além de marcar o encerramento das aulas, serve como incentivo e reforço das lições transmitidas durante o projeto, cujo objetivo é realizar a prevenção contra drogas nas escolas, reunindo os alunos do 5º ano vindo de escolas municipais. O prefeito de Andradina Mário Celso sempre destaca a importância de projetos como o Proerd, que atuam na prevenção às drogas desde a infância, pois garantem para as crianças um futuro com mais possibilidades.
Também estiveram presentes os vereadores André Lopes e Luzimar Rodrigues. “Temos na escola a nossa maior aliada na transformação de vidas e formação de futuros cidadãos andradinenses e ficamos muito felizes pela parceria com a Polícia Militar em diversos projetos que, como esse, ajudam a construir um futuro melhor para as nossas crianças”, afirmou.
Para o prefeito, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes, indo de encontro com o ideal do Governo de Andradina em promover uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social.
O Proerd
O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões, que ensina as crianças a refletirem sobre suas escolhas em quatro etapas: parar; pensar; analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão. O trabalho do programa é realizado em uma pedagogia socioconstrutivista, de forma que a criança aprende tudo pela relação com o policial que vai à sala de aula, fardado, para as aulas.
O programa também atua para conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades com o meio escolar e com a comunidade, ensinando respeito e disciplina. Além dos benefícios para os alunos e a comunidade, o Programa também ajuda a polícia a se aproximar da sociedade, estabelecendo um vínculo entre as crianças e os instrutores policiais, incluindo estes agentes nas diferentes comunidades.
Derivado do nome do programa nos EUA, DARE, o Leão Daren foi escolhido para ser o mascote e porta-voz da prevenção e resistência contra às drogas. O Leão é considerado um animal poderoso, forte e corajoso, assim como nossas crianças estarão após fazer o Proerd. Durante o evento foram sorteados diversos brindes e prêmios para as melhores redações.