Assessoria de Comunicação
Na próxima sexta-feira (17) o CAPS de Pereira Barreto realiza a 1ª Caminhada pela Luta Antimanicomial. A concentração será às 8h, em frente ao CAPS com finalização na Praça da Melhor Idade. O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental em Bauru (SP), e a I Conferência Nacional de Saúde Mental em Brasília (DF).
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O movimento faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos. Com o lema “Loucura não se prende. A liberdade é o melhor cuidado”, esta será a primeira caminhada pela Luta Antimanicomial realizada em Pereira Barreto.