Assessoria de Comunicação
Por meio de uma iniciativa do vereador Hugo Zamboni (MDB), o jornalista Antônio José do Carmo vai receber uma homenagem oficial do município. Na última segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Andradina aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que dá o nome do renomado comunicador a um equipamento público localizado no entroncamento da avenida Bandeirantes com as ruas Fernando Prado e Padre Anchieta, no Bairro Jardim Santa Cecília.
O espaço fica ao lado da residência de sua família, por ele morou por décadas, e por isso foi escolhido. Antônio José do Carmo, que faleceu em setembro de 2022, deixou um legado significativo na história do jornalismo local e nacional. Com uma carreira que se estendeu desde 1976 até sua aposentadoria em 2001, Carmo marcou sua presença em veículos como “O Jornal da Região” e “O Estado de São Paulo”, atuando como correspondente e repórter especial.
Sua influência não se limitou apenas à esfera jornalística, mas também se estendeu ao cenário político e social da região. Seu incansável trabalho de divulgação nacional contribuiu para a realização de diversos investimentos governamentais, como a duplicação da Rodovia Marechal Rondon e a construção do Paço Municipal de Mirandópolis.
Além disso, sua voz incisiva denunciou injustiças, como o destino equivocado dos recursos da Usina Três Irmãos para a Prefeitura de Pereira Barreto, quando, na verdade, as máquinas geradoras estavam em Andradina. Hugo Zamboni, emocionado com a aprovação do projeto, destacou a importância de perpetuar a memória de um profissional que dedicou sua vida à comunicação e ao desenvolvimento da região.
“Antônio José do Carmo não foi apenas um jornalista, mas um verdadeiro defensor da verdade e da justiça. Sua contribuição para nossa comunidade jamais será esquecida”, declarou o vereador. Além de sua atuação na imprensa, Carmo também deixou um legado educacional, sendo o idealizador do projeto “Jornal Escola” em diversas cidades da região, além de fundador do ‘Jornal Debate’ em Andradina e diretor do ‘O Noroeste Rural’, focado no desenvolvimento da agricultura familiar.
A homenagem proposta pela Câmara Municipal é um reconhecimento merecido a um profissional cujo trabalho deixou marcas indeléveis na história de Andradina e região. O nome de Antônio José do Carmo será eternizado em um espaço público, lembrando a todos os valores de integridade, compromisso e dedicação que ele representou ao longo de sua vida.
MUSEU
A homenagem abriu uma discussão sobre a revitalização do museu da imprensa em Andradina, que está desativado há mais de 15 anos, e ainda construção de um Monumento aos Comunicadores. A ideia surgiu em reunião entre Zamboni e pessoas ligadas à imprensa local como Luís Gustavo Trevisan (Gutera), Sérgio Nunes, Flávia Avelar Gomes, José Carlos Bossolan, João Batista, e a viúva de Toninho, Márcia Medeiros do Carmo.O vereador Hugo Zamboni disse que vai buscar recursos junto ao Ministério do Turismo e o Estado para viabilizar estas conquistas.