“serviços de ultrassonografia e aplicação de implantes no rebanho foi um dos serviços realizados nesta segunda-feira”
José Carlos Bossolan
O Programa +Pecuária Brasil, em parceria da CONAFER (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais Familiares), com a multinacional Alta Genetics, está levando o que há de melhor em melhoramento genético pela inseminação artificial IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo).
Através de ACT (Acordo de Cooperação Técnica) entre a CONAFER e a Prefeitura de Murutinga do Sul, 600 doses de sêmen IATF estarão sendo disponibilizados aos produtores do município anualmente, sem nenhum tipo de custo. Ao longo de 4 anos, serão mais de 2.400 vagas inseminadas pelo +Pecuária Brasil.
Nem o ponto facultativo no município, em alusão ao padroeiro de Murutinga do Sul, que será nesta terça-feira (19/03), fez com que a equipe estivesse no período da manhã na propriedade de Gustavo Matiussi, que aderiu ao programa para inseminar em primeiro momento 20 vacas nelore. A confiança no programa é tanta, que o produtor vendeu o seu touro e agora irá inseminar as vacas pelo +Pecuária Brasil.
Aniversariante do dia, o prefeito, Cristiano Eleutério Soares da Silva, também esteve acompanhando os trabalhos de ultrassonografia nas matrizes, assim como a aplicação de hormônios sendo uma das partes do preparo pré inseminação e falou de suas espectativas. Entusiasta do projeto, o prefeito de Murutinga do Sul, que também é presidente do Ciensp acredita em uma tranformação histórica no rebanho e ganhos dos produtores do município e de toda região.
O médico veterinário André Silva Ananias, responsável pelo suporte do +Pecuária Brasil no interior de São Paulo, avalia o programa. Especialista em reprodução bovina, o contratado da CONAFER, explica como conhceu programa e hoje é um dos colaboradores no âmbito estadual que irá transoformar a realidade dos pequenos e médios produtores beneficiados pelo +Pecuária.
Leandro Hiroshi Murai é o responsável em Murutinga do Sul para realizar os levantamentos e dar todo suporte aos produtores que aderiram ao +Pecuária Brasil no município. Em se tratando de negócios a médio prazo, com o programa da CONAFER, a estimativa com o comércio de bezerros gire em torno de R$ 1 milhão por ano.
Com relação ao melhoramento de gado leiteiro, é previsto que com o nascimento de fêmeas pelo +Pecuária Brasil, os pequenos produtores da bacia leiteira do município possa dobrar a produtividade nos próximos 2 anos. Nessa primeira etapa é feito o preparo das matrizes, que em 8 dias receberão as doses de sêmen IATF.
No período da tarde, os veterinários da CONAFER estiveram no assentamento Dois Irmãos, para iniciar os preparativos. No local voltado para a produção de leite, deverão ser inseminadas as matrizes com as raças leiteiras com girrolanda 5/8 e 3/4. Em uma semana, os animais serão inseminados.
No assentamentos Dois Irmãos, os veterinários André Ananias e Leandro Murai estiveram realizando os trabalhos nas propriedades. Serão inseminados animais com raças leiteiras, melhorando futuramente a produtividade do rebenho, com o +Pecuária Brasil. Criado em fevereiro de 2021, o +Pecuária Brasil.
O seu planejamento nasceu um pouco antes, quando ainda em 2020 a CONAFER e a Alta Genetics estruturavam aquele que viria a ser o maior programa de melhoramento genético do país. Depois de 3 anos, presença nos 27 estados e 3,5 mil cidades com acordo de cooperação técnica assinados, podemos constatar em números a revolução que o +Pecuária provocou na bovinocultura nacional.
O programa foi capaz de inaugurar algo inédito: a diminuição da distância entre pequenos e grandes produtores no acesso à bio reprodutividade. Desde a criação do +Pecuária Brasil, 100 mil inseminações foram realizadas, sendo 44 mil confirmadas. Já nasceram 16 mil bezerros e outros 16 mil vão nascer em breve. São 10,446 mil famílias atendidas. O sucesso do +Pecuária Brasil permite projetar mais de 1 milhão de bezerros nascidos até 2026. Motivos não faltam para comemorar o terceiro ano de uma ideia que se materializou num divisor de águas na pecuária brasileira
Os pecuaristas familiares nunca tiveram à disposição, e a custo zero, o acesso à moderna engenharia genética, por meio de um pacote tecnológico de inseminação bovina contemplando, além dos sêmens de touros raçadores, a orientação na nutrição e insumos, as aplicações hormonais, os diagnósticos de gestação, e toda a logística e aparato técnico até a efetiva prenhez do animal.
O +Pecuária Brasil tem sido muito importante para o crescimento socioeconômico de estados e municípios. Além do aumento da produção dos rebanhos, de corte e leite, o programa está gerando mais renda e novos empregos nas 5 regiões. Outra vantagem do +Pecuária é a sua contribuição para o desenvolvimento da biotecnologia na bovinocultura nacional, ao mesmo tempo em que está de acordo com os objetivos de sustentabilidade do planeta.
O efeito do +Pecuária Brasil impacta todo o segmento econômico da bovinocultura brasileira, incluindo o próprio agronegócio, pois as cadeias produtivas da carne e do leite acabam se somando na composição do PIB Nominal, na balança comercial e crescimento da renda per capita do país.
A adesão ao programa dos produtores do Brasil inteiro, que pela primeira vez podem multiplicar os rebanhos com sêmens de touros provados das melhores raças, mudou o mapa da pecuária familiar em nosso país. O +Pecuária tem gerado descendentes fortes e saudáveis, bezerros que simbolizam o seu sucesso e o futuro da pecuária nacional.
O campo nunca mais será o mesmo para milhares de famílias pecuaristas. Um dos objetivos do projeto é instaurar um novo tempo na bio técnica reprodutiva, criando a cultura da inseminação pelas próximas gerações de produtores.