“vereador foi procurado por pais e alunos para encontrar solução”
José Carlos Bossolan
O vereador Hugo Zamboni está buscando reforçar algumas medidas para que alunos possam ter um ambiente escolar mais apropriado neste período de calor. O parlamentar foi procurado por pais e alunos, relatando as dificuldades que alunos estão enfrentando neste peíodo de calor intenso.
“Esta semana Andradina registrou médias elevadas de temperaturas entre os horários das 11 às 14h variando próximo dos 40ºC. Três Lagoas, nossa vizinha, bateu a marca de 40ºC e foi considerada “a cidade mais quente do Brasil por dois dias seguidos” superando a tradicional campeã Cuiabá.Os pais de alunos têm nos procurado para chamar atenção sobre alguns pontos como locais mais adequados com cobertura para embarque e desembarque de alunos, aumento da cobertura do transporte escolar (inclusive para as escolas estaduais), melhoria da cobertura dos pontos de ônibus existentes e sobre os ares condicionados das salas que quando quebram necessitam de reparo imediato. Atualmente o ar condicionado não é mais um artigo de luxo, ele é artigo de primeira necessidade nas salas sem o qual não é possível haver aula, e deste modo seu reparo precisa ser encarado como um serviço emergencial” – comentou o vereador Hugo Zamboni.
Ainda de acordo com o parlamentar, a nível de Brasil o último senso apontou que 49,8% das famílias possuem veículo com proteção contra o sol (carros), ou seja, menos da metade da população. E além da temperatura elevada um outro fator muito importante é o IUV – Índice Ultra Violeta dos raios solares que causam danos a pele e a saúde.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde o Índice UV de 6 a 7 significa alto risco de danos da exposição solar desprotegida. Proteção contra a pele e lesões oculares é necessário. Um Índice UV de 8 a 10 significa risco muito alto de danos. Tomar precauções extra, porque a pele desprotegida e os olhos vão se danificar e podem queimar-se rapidamente.
“Infelizmente o período de saída e entrada das escolas tem coincidido com o maior registro de IUV do dia. Na próxima sessão da Câmara entraremos com requerimento e pediremos apoio de todos os vereadores para pautar essa questão e abrir o diálogo na comunidade através de reuniões e audiências públicas para discutir o problema e propormos soluções” – finaliza Hugo Zamboni.