Assessoria de Comunicação
A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina em parceria com o Hospital do Amor de Barretos divulgaram um relatório anual de todas as ações e trabalhos desenvolvidos em 2023. O relatório revela a quantidade de exames preventivos realizados pelo município bem como pelos atendimentos realizados pela Fundação PIO XII (Hospital de Amor de Barretos) através dos departamentos de Prevenção/Patologia/Oncoginecologia e demais departamentos envolvidos nos tratamentos das mulheres Andradinenses.
No município de Andradina o Câncer de Colo uterino é o 4° tipo mais incidente (no Brasil ele é o 3°) e afeta cerca de 4% da nossa população feminina (1.200 mulheres). É um exame simples que tem como principal objetivo detectar o câncer no colo do útero e que se tratado tem a chance de quase 100% de cura.
A população elegível são mulheres de 25 a 64 anos de idade e é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. O aumento no número de coletas demonstra um intenso esforço das equipes de Saúde que se preocupam com a Saúde e bem-estar de toda a população.
Em 2024 a Secretaria de Saúde vai colocar em prática algumas estratégias para atingir o maior número de mulheres elegíveis para o exame, refletindo o artigo 196 da Constituição Federal que diz que a Saúde é um direito de todos e um dever do Estado”. “Lutamos por uma Saúde melhor e trabalhamos para construir políticas públicas de saúde que atendam toda nossa população”, disse a secretária Maristela Marinho.