Assessoria de Comunicação
Uma parceria inédita celebrada entre o prefeito Paulo Duarte Boaventura e o sistema “S” do SESI (Serviço Social da Indústria), possibilitará a capacitação de pelo menos 80 professores da Rede Municipal de Ensino de Castilho. O convênio permite a implantação do PAR (Programa Alfabetização Responsável), no qual incluem formações de professores e gestores, utilizando o material didático digital da Rede SESI- SP, e tem como objetivo promover a alfabetização na idade certa, iniciando com aprendizagens tanto na educação Infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental.
“Capacitando nossos professores, estaremos também investindo diretamente na melhoria do ensino e aprendizado aos nossos alunos. Eles serão os maiores beneficiados.”, destacou o prefeito. A assinatura ocorreu na manhã da sexta-feira, 27, no gabinete do prefeito juntamente com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e com a representante do SESI, Helena Kazue Murai Nakamune – Coordenadora de Relações com a Indústria e Comunidade.
Conforme a minuta do contrato, o grupo de alunos impactados pelo programa supera mil crianças. São 490 do ensino infantil entre 4 e 5 aos e mais 540 dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O Programa será composto por material de apoio digital, avaliações processuais formativas, acompanhamento formativo e monitoramento das ações in loco. Todos professores que participarem terão direito a certificação.
As capacitações ocorrerão em quatro encontros anuais.
Entre os objetivos dessa parceria Secretaria de Educação e SESI estão: Aprimorar o ensino da Matemática e da Língua Portuguesa no ciclo da Alfabetização; Fomentar o interesse dos estudantes para ler e escrever; e também contribuir para o avanço da proficiência de Língua Portuguesa e Matemática no ciclo da alfabetização, dos estudantes da rede pública do Estado de São Paulo.