SAMAT e fiscais de Postura vão intensificar fiscalização contra queimadas urbanas em Castilho

Assessoria de Comunicação

Com a aproximação do período de estiagem, a fiscalização contra queimadas em áreas urbanas de Castilho será intensificada. A SAMAT (Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo), juntamente com a Brigada Municipal e a fiscalização de Código de Posturas alertam contra os riscos e o crime previsto em Lei para essas práticas.

“Com registro baixo de chuvas, a umidade do ar diminui e neste período aumentam os casos de queimadas urbanas. Sendo assim, a fiscalização está sendo intensificada para inibir a prática das queimadas urbanas”, alerta a engenheira ambiental Jéssica Afonso. Segundo ela, queimada urbana é crime previsto tanto na Lei Municipal Nº 2.058/2010 que “Dispõe sobre a proibição de queimadas no perímetro urbano do município de Castilho-SP e dá outras providências”, quanto na Lei Complementar nº 27/ 2010 que “Institui o Código de Posturas do Município de Castilho e dá outras providências.”

A engenheira reforça que as queimadas têm consequências graves para a saúde da população, ainda mais quando se trata de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, além de provocar impactos ao meio ambiente através da emissão de gases poluentes, destruição da vegetação e podendo causar a morte de animais.

“Nos ajudem a fiscalizar. Denuncie. Basta ligar para a Fiscalização de Posturas pelo telefone: (18) 3741-3311, ou para a SAMAT – Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, pelo telefone: (18) 3741-1662”, finalizou Jéssica Afonso.