Cristiano Zanin é aprovado em sabatinado na CCJ do Senado

“apreciação irá para o plenário decidir sobre indicação”

José Carlos Bossolan

O advogado Cristiano Zanin, 47 anos, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), foi sabatinado nesta quarta-feira (21), das 10h10 até o final da tarde, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A comissão é presidida pelo senador Davi Alcolumbre e de relatoria de Veneziano Vital do Rêgo.

Em clima de certa forma tranquilo, Cristiano Zanin foi aprovado por favoráveis 21 e contrários 5, após quase 8 horas de sabatina dos senadores. No Plenário da Casa, serão necessários 41 dos 81 votos para que ele assuma a vaga deixada pelo ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski. Cristiano Zanin Martins, é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

Zanin foi advogado do presidente Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo STF, declarando pela Corte, a atuação do ex-juiz e hoje, senador, Sérgio Moro como atos parciais, principalmente após o vazamento de conversas entre o ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba e o ex-procurador chefe da lava-jato, Daltan Dallagnol (deputado cassado pelo TSE por fraude eleitoral”.

A partir de um processo encabeçado por Zanin, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição de participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente.

Após promulgar o resultado, Davi Alcolumbre anunciou que ainda nesta quarta, o Plenário do Senado deverá votar pela indicação de Zanin ao STF. Se não houver nenhuma surpresa, o advogado será o novo ministro do STF em posse que será marcada pela presidente da Corte, Rosa Weber.