“Centro Cirúrgico do Hospital José Fortuna não realizava procedimentos regularmente desde 2007 na gestão de Joni Buzachero”
José Carlos Bossolan
Sob a gestão do prefeito Paulo Boaventura, Castilho agora vive uma nova fase com a reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital José Fortuna para realização de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. Através do “Programa Opera Agora”, em parceria entre a Prefeitura de Castilho, o Hospital José Fortuna e Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista), pacientes do município serão atendidos na unidade castilhense.
Pelo programa, a Prefeitura de Castilho paga pelos procedimentos cirúrgicos e o Ciensp faz o repasse ao hospital, agendando a realização dos procedimentos – “nós começamos a semana passada com cinco, hoje fomos para seis, semana que vem deve ter mais e é um passo de cada vez e daqui a alguns dias estamos a todo vapor” – anunciou o presidente do hospital, José Maria Lameu, no último sábado (22/04).
O hospital passou por reforma de todo o prédio em 2011, com montagem do centro cirúrgico, mas por falta de iniciativa de gestões anteriores, o hospital não vinha realizando procedimentos cirúrgicos na unidade castilhense – “sempre estivemos prontos, dispostos a fazer esses procedimentos em Castilho e agora tornou realidade. Na sua gestão (Paulinho), que tem uma visão para a saúde muito boa. as coisas estão acontecendo e pode contar com o nosso hospital, sempre estaremos à disposição” – comentou o superintendente do Hospital José Fortuna, Devanir Pimenta – Deva.
Outro a falar sobre o feito foi o médico Flávio Amorim, que é cirurgião e irá realizar os procedimentos juntamente com outros médicos que estão compondo a estrutura hospitalar – “do jeito que este hospital está montado, ele não pode ficar parado. Nós temos aqui pessoas que querem o bem de Castilho, e você é um deles. Está enfiando a mão no bolso para poder pagar todo esse trabalho. Você sabe que o hospital conta com você, como a população também conta e sem você, nós não somos nada aqui. Você é o que puxa o carro para o progresso do nosso hospital” – relatou Flávio Amorim.
Desde o segundo mandato do ex-prefeito, Joni Marcos Buzachero em 2007, o hospital deixou de realizar procedimentos cirúrgicos em decorrência de interdição pela Vigilância Sanitária, após vários casos de óbitos de crianças recém nascidas e gestantes na unidade. Devido a falta de investimentos por parte do Governo Municipal, desde aquele ano, nenhuma família castilhense teve seus filhos nascidos no município, sendo encaminhado em sua maioria para hospitais de Mirandópolis e Ilha Solteira. O ex-político ainda chefiou o município entre 2013 e 2016, e nada fez para mudar a realidade, fazendo com que a fila de espera por cirurgias eletivas só aumentassem.
Somente em 2010, na gestão do ex-prefeito, Antônio Carlos Ribeiro que a unidade recebeu investimentos de R$ 2,6 milhões e iniciou a reforma, sendo reinaugurado em 2011, com aquisição de novos equipamentos e adequação do centro cirúrgico com aparelhos de ultima geração, ficando praticamente ocioso durante este período por falta de recursos para custear as despesas de cirurgias, insumos e medicamentos.
Há praticamente 16 anos, o hospital não realizou regularmente cirurgias, já que é necessário todo corpo de profissionais, como cirurgiões, anestesistas e toda equipe clínica para poder realizar os procedimentos. Agora na gestão do prefeito Paulo Duarte Boaventura, foram despendidos os aportes financeiros necessários, dando condições do Hospital José Fortuna de fazer a contratações dos profissionais e insumos necessários para a realização das cirurgias.
“O programa foi iniciado no final do ano passado, mas que até então a gente não conseguiu avançar muito. Mas da semana passada para cá, através do Ciensp, nós estamos conseguindo realizar as cirurgias aqui, com os nossos castilhenses, no hospital de Castilho. Então fica nossos agradecimentos a todos funcionários, aos médicos, a Câmara de Vereadores, a administração nossa e também não podemos deixar de agradecer aqui ao Ciensp, que é um consórcio intermunicipal, e é através dele que nós estamos conseguindo realizar estas ações” – destacou o prefeito, Paulo Boaventura em vídeo feito no sábado.
Estarão sendo realizadas cirurgias de adenóide, hérnia e vesículas e amídalas. Outros procedimentos como catarata, histerectomia, serão encaminhados para outras unidades especializadas. Na semana passada, foram realizados os procedimentos de hérnia (7 umbilical e 5 inguinal) pelo Hospital José Fortuna.
Conforme as demandas forem surgindo, os procedimentos serão agendados para efetivação das cirurgias. Na semana passada, o prefeito Paulo Boaventura e o secretário da Saúde, Demilson Cordeiro, estiveram se reunindo com os dirigentes do hospital e os profissionais médicos e não médicos para definir a realização das ações, diminuindo a demanda pelos procedimentos cirúrgicos.