“presidente da Câmara sugere liberação de pró-labore ou ampliação da atividade delegada”
José Carlos Bossolan
O vereador e presidente da Câmara de Castilho, Ailton Pereira de Souza propôs em requerimento que a administração municipal estude a possibilidade de firmar convênio com o Governo do Estado para que policiais militares possam trabalhar nas escolas do município, por meio de incentivos de pró-labore ou atividade delegada.
“Sabemos que a segurança pública é dever do estado e não dos municípios, mas esta lei veio para suprir as necessidades dos municípios que sofrem com este estigma. A incidência de casos de violência nas escolas tem preocupado os pais castilhenses, de modo que a atividade policial ostensiva voltada para a segurança dos estabelecimentos de ensino no perímetro das escolas. Essa medida visa proteger a integridade física das nossa crianças e adolescentes, satisfazendo as necessidades de segurança da comunidade escolar, além de proporcionar uma maior valorização dos policiais e incrementar a segurança do município” – fundamentou o presidente, Ailton Pereira.
Segundo o vereador, umas das possibilidades seria de convênio com a Polícia Militar, com destinação de valor pré estabelecido, cujo policial possa trabalhar em seus horários de folga. Ailton Pereira indaga se não houver possibilidade de firmar convênio por meio de pró-labore, que seja estudada a possibilidade de ampliar as vagas do convênio de atividade delegada entre a Prefeitura de Castilho e o Governo do Estado, para ampliar as áreas atendidas.