Assessoria de Comunicação
Embora o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo seja comemorado em 02 de abril, em Castilho as atividades começaram no dia 17 de março, quando a psicóloga Patrícia Junqueira Mattos esteve no CIEC para falar com pais, profissionais de Educação, Saúde e Assistência Social, além de representantes da sociedade em geral, sobre o tema: “Amor, Respeito e Tolerância – Ingredientes Fundamentais no Acolhimento a Autistas”.
Desde então, professores das escolas e creches municipais estão trabalhando o tema com uma série de atividades que mobilizam não apenas as crianças, mas também os pais e a própria sociedade. Unidades como a Creche “Musa Telles” e a Escola “Mauro Roberto”, por exemplo, saíram às ruas na sexta-feira (31), em uma marcha prévia, recheada de cartazes produzidos pelos próprios alunos com o tema da inclusão e conscientização sobre o Autismo.
Para orientá-los, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu do Instituto Maurício de Souza, um gibi da Turma da Mônica que fala sobre “Um Amiguinho Diferente”, utilizando linguagem adequada para as crianças. Outra estratégia da Prefeitura de Castilho foi a aquisição de um Tabloide com várias informações sobre o tema, destinado aos estudantes da Educação Infantil.
Ainda sobre a atuação da Secretaria de Educação na conscientização e modernização da rede para acolher não apenas as crianças autistas, mas também suas famílias, Silvânia finalizou – “Temos uma parceria espetacular com a Secretaria de Saúde que nos possibilita atender as necessidades tanto dos autistas quanto de seus familiares, com uma equipe multiprofissional focada em analisar cada caso e traçar os métodos mais adequados para facilitar a adaptação dos mesmos à sociedade. Enquanto isso, nas salas de aula, nossos educadores trabalham duro o ano inteiro, para mostrar a todos os alunos que as diferenças são apenas um aspecto a mais de uma sociedade que respeita o próximo e os acolhe com amor. São estes os princípios que o prefeito Paulo Boaventura tem orientado cada Secretaria de sua Administração a trabalhar”.
No sábado (01/04), também foi realizada passeata por diversas ruas de Castilho em alusão ao dia do Autismo. Grupos de pais, profissionais da Educação, da Saúde, Assistência Social e demais secretarias e departamentos municipais, entidades e muitos outros, se concentraram na Praça da Matriz após a caminhada.