“Diminuição na produção de soja, arroz e fumo puxou resultado negativo. Já, safra de milho, café e cana-de-açúcar tiveram alta”
G1
As atividades agropecuárias registraram queda de 1,7% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 em relação a 2021, mostram dados divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto isso, a indústria (+1,6%) e os serviços (+4,2%) cresceram e contribuíram positivamente para a alta de 2,9% do PIB do ano passado.
Os principais fatores que provocaram queda no PIB do agro foi a menor produção de:
- soja (-11,4%);
- arroz (-8,3%);
- fumo (-7,1).
As atividades da pecuária e pesca tiveram crescimento, mas não conseguiram reverter o resultado negativo.
Por outro lado, houve alta na produção de:
- milho (+25,5);
- café (6,8%);
- cana-de-açúcar (+2,7).
“A soja, principal produto da lavoura brasileira, com estimativa de queda de produção de 11,4%, foi quem mais puxou o resultado da Agropecuária para baixo no ano, sendo impactada por efeitos climáticos adversos”, analisa Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.
Contudo, o PIB do agro no último trimestre de 2022 (outubro, novembro e dezembro) teve alta de 0,3% em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano (julho, agosto e setembro). O agro teve menor desempenho entre a indústria e setores de serviços.