Assessoria de Comunicação
Encontra-se em fase final de elaboração, no âmbito da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Pereira Barreto, uma propositura de projeto de lei visando a implantação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental, Cultural e Turístico de Pereira Barreto – Consphact.
A última reunião aconteceu na quinta-feira, dia 19 de janeiro, na Diretoria de Cultura, e contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil. A expectativa dos membros do Comitê de Organização do Consphact é de que a minuta seja encaminhada ao prefeito João de Altayr Domingues no mês de fevereiro e tramite no Legislativo entre os meses de março e abril de 2023.
O município de Pereira Barreto foi fundado em 1928 por imigrantes japoneses e embora sua população seja constituída, há décadas, majoritariamente por pessoas de diversas etnias, a cidade ainda mantém diversos monumentos históricos e costumes típicos da cultura nipônica, entre os quais o Bon Odori.
Igor de Freitas Grespan, secretário Municipal de Turismo e Cultura, considera emergencial a criação do Conselho para, segundo ele, “preservar e manter esses e muitos outros valores materiais e imateriais relevantes para o município”. Mário César Irikura, diretor de Cultura e coordenador do Comitê de Organização, salienta o interesse de incluir ampla parcela da sociedade para que “o projeto resulte num órgão de representação o mais transversal e inclusivo possível”.