Assessoria de Comunicação
“Humanização” e “Educação Permanente”: Essas foram as duas principais pautas debatidas na manhã desta sexta-feira,18, em Castilho. O encontro, realizado no CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura), reuniu as 14 cidades que integram o Colegiado dos Lagos, pertencentes a regional de Araçatuba.
O prefeito Paulo Boaventura esteve representado pelo secretário municipal de Saúde, Demilson Cordeiro da Silva. Após dar as boas vindas aos visitantes, Demilson falou brevemente da importância desses encontros regionais na qual a preocupação maior de cada um dos municípios tem sido como oferecer um atendimento de qualidade via SUS para todos usuários.
A reunião foi mediada pela equipe de Humanização e Educação Permanente de Araçatuba, sendo Vanderléia Vidal, a Deca Vidal, diretora do CDQ (Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS), Valdiléia Soares Galindo (articuladora de Humanização), Ana Cláudia Medina (diretora de Humanização), e Ana Carolina Covolo Braga (diretora Educação Permanente).
De acordo com o coordenador da Atenção Básica de Castilho, Carlos Tencarte, a humanização na Saúde tem sido um tema recorrente entre os profissionais e gestores da área. Essa preocupação, segundo ele, visa oferecer um atendimento digno aos pacientes. Quanto a Educação Permanente, ele reforça que se trata de uma ação que busca qualificar cada vez mais o profissional da Saúde para que o mesmo consiga ofertar esse atendimento humanizado.
As cidades presentes, além da anfitriã, foram: Andradina, Nova Independência,Murutinga do Sul, Guaraçaí, Lavínia, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Sud Menucci, Suzanápolis.