Vereadora Eloá Pessoa homenageia pioneiro andradinense Domingos de Sales Pereira

Assessoria de Gabinete

Em uma linda cerimônia realizada na tarde da última segunda feira no plenário da Câmara Municipal de Andradina, a vereadora Eloá Pessoa prestou uma grande homenagem através de uma Moção de Aplausos e Congratulações, a um dos pioneiros mais antigos de Andradina. O senhor Domingos de Sales Pereira que, segundo sua família tem 109 anos de idade, porém foi registrado alguns anos após seu nascimento, constando em sua identidade 102 anos de idade.

Muitos familiares e amigos presenciaram os protocolos do evento, pastora Daiana Brandão e Régis Renner que pronunciar toda a história de sr. Domingos juntamente com uma linda oração. Alguns vídeos com homenagens e músicas cantadas por familiares foram exibidos e emocionaram os presentes. Além dos amigos e familiares, estiveram presentes a convite da vereadora Eloá Pessoa, a vereadora Elaine Vogel, Silvana Silva que é a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Política Sobre Drogas, e André Lopes, secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, que cantou um louvor ao som de seu violão.

Além da placa da Moção de Aplausos, familiares receberam arranjos de flor e também presentearam a vereadora Eloá Pessoa por sua atitude em reconhecimento ao patriarca, “trazer o senhor Domingos com mais de 100 anos aqui no plenário do nosso poder legislativo para prestar essa homenagem é muito gratificante pra mim, reconhecê-lo e aplaudi-lo por tudo o que fez por nossa Andradina é uma obrigação que nossa cidade têm com ele, uma das pessoas que contribuíram com a construção de nossa querida e abençoada Andradina” – citou a vereadora Eloá Pessoa.

A história de Domingos de Sales Pereira

O senhor Domingos de Sales Pereira é um dos pioneiros de Andradina, nascido na cidade de Rio Pardo/MG, em 11/01/1920 (102 anos), foi casado com a senhora Aurora Piona Pereira (in memorian), pai de Paulo, Maria Aparecida, Marina e Marlene; avô de Fabiano, William, Esther, Diogo, Héverton, Vitor, Mariana; Bisavô de Davi, Luiz Gustavo, Bianca, Lucas, Benedito, Matheus, Benício e Leandro.

Domingos, mesmo sem formação acadêmica, foi uma pessoa de grande importância para Andradina, foi um dos primeiros motoristas da cidade, onde por ter conhecimento em caminhões a manivela, foi contratado pelo fundador da cidade, Antônio Joaquim de Moura Andrade, para fazer o transporte das madeiras das Fazendas para o centro da cidade, ajudou também no transporte das madeiras para a construção da linha férrea entre outras construções que iniciaram o município.

Uma de suas atividades que ficaram marcadas foi o transporte da cruz para a Igreja São Sebastião antes de sua inauguração, onde foi feita a 1ª Missa da cidade em 11 de julho de 1937. Filho primogênito de 9 irmãos, senhor Domingos ainda mora em Andradina, onde hoje transfere seus conhecimentos enriquecedores sobre a história de Andradina para seus amigos e familiares.