Campanha de Bolsonaro gastou R$ 5 milhões com pesquisas e Lula R$ 90 mil

“valores foram levantados junto ao site do TSE nesta quinta-feira”

José Carlos Bossolan

Há 10 dias da realização do 2º turno das eleições para a Presidência da República entre o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro e o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, as campanhas do candidato liberal e do petista, já desembolsaram R$ 5,144 milhões com pesquisas de opinião. Crítico de instituto de pesquisas, o candidato Jair Bolsonaro foi o que mais gastou entre os postulantes do segundo turno. Entre 15 de agosto e 10 de outubro, Bolsonaro contratou empresas por R$ 5.054.000,00.

“Começou o Cade e a Polícia Federal investigar instituto de pesquisa, o que ele fez? Não pode investigar. Ou seja, os institutos vão continuar mentindo. E, nessas mentiras, quantos votos ele arrasta para o outro lado? Geralmente votam em quem está ganhando. Dois, três milhões de votos. Parabéns, Alexandre de Moraes”, disse Bolsonaro durante entrevista ao podcast Paparazzo Rubro-Negro, no dia 14 de outubro, se referindo a suspensão de inquérito contra institutos de pesquisas, barrado pelo ministro e presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

No dia 15 de agosto, a campanha de Bolsonaro contratou por R$ 1,7 milhões a empresa Cota Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública Eireli. A mesma empresa, foi beneficiada em 3 de outubro com o valor de R$ 2,376 milhões, sendo a empresa maior destinatária entre todas as contratadas com o maior volume financeiros pela campanha do candidato do PL (Partido Liberal).

O Ibespe Estudos & Marketing Ltda, recebeu R$ 850 mil da campanha de Bolsonaro em duas contrações, nos dias 28 de agosto (R$ 500 mil) e 3 de outubro (R$ 350 mil). A empresa Pesquisa Viva Voz Ltda, foi contratada em 10 de outubro por R$ 128 mil. Além do presidente e candidato Jair Bolsonaro ser crítico publicamente às pesquisas eleitorais, seus aliados no Congresso, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e o líder do Governo e senador Ciro Nogueira, ambos do Progressistas que compõe o “chamado centrão”, tentam criminalizar institutos de pesquisas e veículos de comunicação que divulgarem pesquisas às vésperas das eleições que não “acertarem” o resultado de votação.

Já o candidato Lula (PT), contratou em 10 de agosto a empresa Dados & Ideias Pesquisa, Produção de Conteúdo, e Comunicação Ltda, por R$ 90 mil, não sendo feito segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nenhuma outra contratação no período eleitoral de pesquisa. Os levantamentos foram feitos por nossa reportagem na manhã desta quinta-feira (20/10).