Assessoria de Comunicação
Terminou às 17h desta quinta-feira (28) o segundo dia do ciclo de palestras programadas pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Castilho em comemoração à Semana da Agricultura Familiar. O prefeito Paulo Boaventura participou ativamente nos dois dias do evento realizado no Anfiteatro do CIEC, aproveitando os momentos iniciais e de intervalo, para ouvir os produtores rurais do município e falar sobre os programas já existentes e focados no meio rural, outros que devem ser lançados em breve, e as várias benfeitorias que tem sido conquistadas em suas constantes viagens à Capital Paulista – principalmente no tocante à recuperação da malha viária que demanda aos bairros rurais e renovação da frota agrícola.
Na abertura do evento, Boaventura reafirmou o compromisso de sua equipe de Governo com o aumento da produção rural e facilitação do escoamento da safra através da melhoria das estradas. Falou também sobre a importância da diversificação de culturas e medidas preventivas como a do bem sucedido Programa “Campo Acolhedor”, que utiliza o plantio do Capim BRS capiacu para assegurar alimentação rica para o rebanho nos períodos de estiagem.
Outro destaque dado por ele nas boas vindas aos produtores, foram as parcerias firmadas pela Prefeitura através da SAMAT com importantes instituições como a Fundação Educacional de Andradina (FEA), ETEC, ITESP, SEBRAE, que asseguram cursos, palestras, assistência técnica e projetos importantes como o de incentivo à Pecuária Leiteira e de Inseminação – que começa a surtir os primeiros resultados positivos.
CICLO DE PALESTRAS
Para iniciar a troca de experiências entre profissionais de várias áreas e os produtores rurais, a Sakata Seed – que é uma das empresas líderes no mercado e cujos esforços estão concentrados na criação de hortaliças e flores que contribuem para o bem-estar das pessoas, enviou a Castilho a jovem Carolina Garbin para apresentar os avanços tecnológicos, novas técnicas de cultivo e variedades de abóboras e melancias.
Logo em seguida foi a vez do andradinense Fernando Magno subir ao palco do CIEC para apresentar as experiências bem sucedidas da Cooperativa “Canteiro Agrário”, compartilhando informações úteis que podem fortalecer ainda mais a produção rural castilhense com a diversificação de itens que podem ser adquiridos por grandes redes de supermercados, centrais de abastecimento e programas de Governo que contemplam a merenda escolar e suplementação alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para finalizar o 1º dia desta valiosa troca de experiências, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, enviou a Castilho o especialista Humberto Sampaio de Araújo, que conversou com o público presente sobre o cultivo do tomate.
O segundo dia do encontro começou com a mestre Silvia Storti, da Fundação Educacional de Andradina, falando aos produtores sobre a importância do manejo constante de pastagens capineiras. Com o auxílio de uma apresentação visual impecável que reflete a realidade regional, ela destacou essa necessidade de manutenção constante das pastagens para proteção do solo, além de alertar para a escolha correta de forrageiras que possam suprir as necessidades alimentares do gado durante os períodos de estiagem que atingem a região principalmente entre o final de março e começo de setembro.
Seguindo basicamente a linha de raciocínio da palestra anterior, o encerramento das conferências ficou à cargo do dr. Fernando Moreli, que além de professor na Faculdade da FEA, é membro da Fundação ITESP. O tema escolhido por ele é justamente um dos maiores destaques da produção rural castilhense: a Pecuária Leiteira. E prova disso foi exatamente o título escolhido por Moreli em sua apresentação: “Se pensar certo, vai dar certo!”.