Inseminação defendida por Ailton Pereira, gera primeira bezerra em Castilho

“presidente da Câmara foi defensor de maiores investimentos na cadeia leiteira”

José Carlos Bossolan

Autor de diversos pedidos para melhorar a cadeia produtiva do leite, o vereador e presidente da Câmara de Castilho, Ailton Pereira de Souza, pode comemorar os frutos de sua dedicação. Coordenado pela Secretaria de Agricultura de Castilho, o programa proporciona aos produtores, inseminar o gado sem nenhum custo pelos serviços.

Ailton Pereira apresentou pedido no ano passado, no sentido de criar programa de melhoramento genético para os produtores rurais do município, através da inseminação artificial, além da concessão de subsídios para produtores de leite em exames e testes de brucelose e tuberculoses, com objetivo de erradicar a doença e melhorar a fertilidade do rebanho.

Agora o programa de inseminação municipal começou a dar frutos. No sitio do produtor Fagner, no assentamento Cafeeira, nasceu a primeira bezerra da raça Jersolando 3/8, que foi gerada por meio da técnica de inseminação artificial. A fêmea é filha de touro da raça Jersey BANCROFT 29JE3991 AHLEM AXIS BANCROFT-ET, aprovado para a produção de leite.

O Programa de Inseminação Artificial vem sendo desenvolvido no município desde 2021, atende todos os produtores de leite interessados, além do fornecimento da assistência veterinária, cujo produtor tem direito a uma quantidade de sêmen por ano. Ailton Pereira avalia positivamente a primeira experiência. “O maior benefício é o aumento da quantidade leite produzida por animal, que posteriormente é comercializado pelo produtor, gerando renda e movimentando a economia do município”.

O presidente do legislativo também explicou que pela primeira vez, a administração tem investido efetivamente na zona rural e feito a diferença na vida dos produtores. “Esses investimentos feitos nos pequenos produtores rurais do município, retornarão em distribuição de renda, fomento do comércio local, maior produtividade leiteira e consequentemente os valores investidos, retornarão para Castilho, quer em ganhos indiretos com impostos ou movimentando toda a cadeia produtiva rural e urbana. Isso demonstra que cada real investido, retornará para a municipalidade e população em geral” – finalizou o presidente Ailton Pereira.

A médica veterinária Cristiane Souza, que tem acompanhado o programa pela Secretaria Municipal de Agricultura, encaminhou o vídeo da bezerra nascida no assentamento Cafeeira, através da inseminação. Assista logo abaixo.