Prefeito Paulo Boaventura e Educação vão implantar programa “Bombeiro nas escolas”

Assessoria de Comunicação

Depois do sucesso nas escolas com o programa PROERD junto a Polícia Militar que visa orientar e afastar as crianças das drogas, agora é a vez do programa Bombeiro Educador. O prefeito Paulo Boaventura e toda equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação firmaram parceria junto ao Corpo de Bombeiros visando maior prevenção a acidentes dentro das unidades escolares.

“Este programa do ‘Bombeiro na Escola’ não vai substituir o PROERD. Pelo contrário, estamos oferecendo mais opções de aulas educativas para os nossos alunos. Queremos futuros cidadãos longe das drogas, mas também queremos alunos evitando acidentes dentro e fora da escola”, explicou o prefeito.
De acordo com a secretária de Educação, Silvânia Cintra, esta parceria já havia sido estabelecida no ano passado, mas devido as aulas estarem remotas não foi possível executá-la.

“Vamos implantar efetivamente agora no início do segundo semestre. O programa atenderá não só alunos, mas também professores, funcionários e até mesmo os pais dos alunos”, disse a secretária. Assim como o PROERD, o trabalho com os alunos será diretamente dentro da sala de aula ao menos uma vez por semana. A diferença é que esse trabalho será feito com as salas do 4º ao 9º ano. Com os professores, funcionários e pais serão realizadas capacitações.

LEI LUCAS

A iniciativa da Prefeitura de Castilho vai ao encontro da Lei Lucas (13.722/18), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, nos municípios paulistas.

A lei em questão, de autoria de Pollyana Gama e Ricardo Izar, foi sancionada no dia 04 de outubro de 2018, e obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.