População de Castilho poderá avaliar serviços da Saúde e apresentar sugestões

Assessoria de Comunicação

A partir desta semana quem for ao CIS (Centro Integrado de Saúde), vai se deparar com várias caixinhas de sugestões espalhadas pelo prédio. Junto a essas urnas haverá formulários para que os próprios usuários avaliem a Saúde do município e apresentem sugestões de melhorias. De acordo com a secretária de Saúde, Márcia Zoteli, a iniciativa partiu da própria equipe gestora e conta com aval do prefeito Paulo Duarte Boaventura.

Uma das exigências do Executivo é que os pacientes de fato percebam que em Castilho existe uma saúde acolhedora. Os itens a serem avaliados são: recepção/agendamento, sala de espera, atendimento pré e pós consulta, atendimento médico, dentista, fisio ou outro, farmácia, limpeza, se a queixa foi solucionada e se foi orientado sobre o tratamento.

Em cada quesito haverá cinco opções de respostas ( Muito ruim; Ruim; Bom; Muito Bom ou Excelente). No verso do formulário ainda há espaços para os pacientes escreverem sugestões, elogios ou reclamações. “Não é obrigatório se identificar. Mas quanto mais gente participar melhor será possível saber o que pensa ou desejam os usuários da Saúde”, diz Márcia Zoteli.

A princípio os formulários respondidos serão coletados ao menos uma vez ao mês e em cima dessas informações ou sugestões adequar o atendimento conforme o desejo dos pacientes. Segundo a secretária, o objetivo dessa ação é tornar mais humanizada a relação entre os profissionais da Saúde com a população.

No CIS as urnas estarão espalhadas pelos seguintes locais: Central de Ambulâncias, Farmácia, Recepção Cis, Recepção Odontologia, Agendamento, Corredor da regulação e Corredor da ala Saúde da Mulher. Por prevenção à Covid, não haverá canetas no local. O ideal é que cada pessoa use a própria caneta para evitar transmissão do vírus.

Além do CIS, em breve também receberão essas caixinhas de sugestões todas as UBS, o hospital José Fortuna e também na ala da Zoonoses.