Força Tarefa suspende atividades de ferro velho irregular

Assessoria de Comunicação

Em uma ação continuada uma força tarefa formada pelas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Endemias, Fiscalização Municipal, Divisão de Segurança Pública e a Secretaria da Fazenda no Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Andradina lacrou um ferro velho que havia sido notificado a tomar providências em relação a seu funcionamento.

Na primeira abordagem foram identificadas a falta de alvará e licença para funcionamento além de riscos a saúde pública com criadouros de insetos vetores de doenças. “Foi dado um prazo para que o estabelecimento tomasse as providências e adequações necessárias para o seu funcionamento o que não ocorreu. Agora, fechado, ele tem mais um pequeno prazo para regularizar sua situação”, declarou a chefe do setor de fiscalização da Prefeitura, Fernanda Luscena.

Na primeira fiscalização ao local foram encontrados um caminhão em situação irregular, e uma moto na qual havia um mandato de busca e apreensão além de baterias de veículos automotores “com carga”. A operação continua e vai percorrer todos os estabelecimentos deste tipo em Andradina. Segundo o Diretor de Segurança Pública, André Luis de Lima Augusto, a fiscalização tem como objetivo principal combater o comércio ilegal, principalmente de materiais metálicos, em ferros velhos.

“A procura principal é por fios de cobre e outras composições de materiais com comercialização proibida sem a declaração de origem. Até o momento foi realizada a prisão de um traficante que era receptador de fios de cobre furtados, onde foram localizados 30 quilos de cobre”, explicou. Lima Augusto afirmou que a cidade vive uma onda de furtos de materiais reciclados, em especial o cobre de fiações elétricas em praças e locais públicos e particulares. “Vamos fechar o cerco contra receptação de fios de cobre e outros materiais. Estamos dando sequência a fiscalização para que se reduza as ocorrências e iniba a prática da receptação que tanto prejudica a população”, afirmou.