Assessoria de Comunicação
Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo – CIENSP, foi o único consórcio do Estado de São Paulo, a ser selecionado para o “Projeto de ampliação de Municípios integrados ao SISBI-POA, por meio de Consórcios Públicos Municipais”, denominado Projeto ConSIM, do Ministério da Agricultura.
O Projeto ConSIM tem o objetivo de ampliar o número de Municípios incluídos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB – POA), por meio da adequação e qualificação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados.
Para fazer parte do Projeto ConSIM, o CIENSP, através de seu Serviço de Inspeção Municipal (SIM), teve que comprovar que possui condições de avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).“Isso significa que estamos dentro do MAPA, para adequação e qualificação dos nossos produtos para que, em um futuro breve, possamos realizar a comercialização de produtos dos municípios do CIENSP em âmbito nacional”, disse a secretária executiva do CIENSP, Rose Francé Vital.
Para o coordenador do SIM do CIENSP, Fernando Murai, esse é um grande avanço para os produtores regionais. “Com esse apoio do ConSIM, o consórcio consegue em menor tempo a adesão ao SISB – POA, aumentando a abrangência de comercialização dos produtos de origem animal registrados. O CIENSP já vai buscar o SISB – POA na cadeia do ovo, beneficiando de imediato duas granjas e já temos mais dez aguardando para a adesão. Com o selo, temos certeza que mais empresas e produtores vão nos procurar, aumentando ainda mais a nossa rede”, finalizou.