Unidades de saúde tem programação especial no Dia da Mulher

Assessoria de Comunicação

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, nesta terça-feira, as unidades de saúde de Andradina prepararam diversas atividades de conscientização sobre os cuidados com a saúde feminina e questões pertinentes às mulheres.

No Camo da Vila Mineira e na UAS Norte, para cuidar da saúde e bem-estar das mulheres usuárias da saúde municipal está havendo a coleta de exames preventivos para mulheres de 25 a 64 anos e agendamento de exames de mamografia para mulheres com mais de 35 anos. Além de testes rápidos para várias DSTs.

Nas duas unidades ainda palestras motivacionais com Claudia Ribeiro e psicólogo Bruno Soares. As mulheres presentes também recebem lembranças.

Mulheres de Peito

A carreta móvel do Programa Mulheres de Peito chega a Andradina no ´próximo dia 8 de março com o objetivo de realizar, no Mês da Mulher, pelo menos 500 exames na cidade. Em um vídeo, a secretária adjunta da Saúde, Maristela Marin e a coordenadora de Atenção Básica, Carla Back, estão convocando as mulheres para participar da ação que vai até o dia 19/03.

“A mamografia de rastreamento deve passar a fazer parte da rotina da vida da mulher, principalmente na faixa etária de 50 a 69 anos. A cada dois anos, no mês de seu aniversário devem realizar o exame, sem a necessidade de pedido médico”, disse.

A carreta estará estacionada na Secretaria Municipal de Saúde (R. Eng. Sylvio S. Shimizu, 1451- Peliciari) e o atendimento acontece de segunda a sábado, de segunda a sexta das 8h às 17h e no sábado das 8h às 12h. “Por dia serão distribuídas 50 senhas por demanda espontânea para atendimento. Aos sábados o número de senhas será 25”, disse Carla Back.

Segundo Maristela Marin, mulheres de 35 a 49 anos devem apresentar o pedido médico/enfermeiro SUS, cartão SUS e RG. Mulheres de 50 a 69 anos: apenas RG e cartão SUS e mulheres acima de 70 anos devem trazer o pedido médico/enfermeiro SUS, cartão SUS e RG.O programa foi criado pela Secretaria de Estado de São Paulo e tem o objetivo de conscientização destas mulheres sobre a importância da realização do exame, assim como dar facilidade do acesso ao mesmo e rapidez no diagnostico.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.