+PECUÁRIA EM UBERABA: na capital mundial do Zebu, o lançamento do maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira

Secom CONAFER

A CONAFER, em parceria com a líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, a Alta Genetics, criou o + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos pequenos produtores de todo o país. Uma ideia tão inovadora, que já foram selados acordos de cooperação técnica com os estados de Roraima, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pará, Paraíba, Alagoas, Acre, Rio Grande do Norte, Amazonas, Sergipe e dezenas de municípios em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, levando o melhoramento genético a milhares de pecuaristas familiares do Norte ao Sul do país em tempo recorde. Agora, na cidade que simboliza a pecuária brasileira, sede da Alta Brasil, esta revolução genética chega aos seus pequenos produtores, contribuindo de forma robusta para o crescimento socioeconômico da pecuária uberabense; o evento de lançamento ocorrerá na sede da Alta Brasil, no próximo dia 17 de fevereiro, e contará com a presença de autoridades, corpo técnico e executivo das empresas coparticipantes e convidados do segmento agropecuário

A CONAFER vem inaugurando a cada lançamento uma nova pecuária agrofamiliar, mais desenvolvida e sustentável, e que já está produzindo novos rebanhos, de corte e leite, formando os plantéis mais qualificados da pecuária agrofamiliar do país. Um ano após o lançamento do +Pecuária Brasil, as parcerias firmadas com estados e municípios já projetam centenas de milhares de prenhezes, o que é sem dúvida um trabalho inovador em termos de oferta de alta tecnologia de melhoramento genético aos pequenos criadores. Uma verdadeira revolução na reprodução dos rebanhos dos bovinocultores familiares, e que se amplia ainda mais em território mineiro.

Uma revolução genética com um grande pacote tecnológico

O +Pecuária Brasil chega com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos na cadeia produtiva da bovinocultura. O corpo técnico da CONAFER por meio de um plano de trabalho implanta o +Pecuária Brasil após seleção dos pecuaristas com propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho. As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade do sêmen tem a garantia da Alta Genetics, líder mundial em genética bovina com presença em 90 países.

“O programa +Pecuária oferece acesso aos catálogos de touros provados da melhor qualidade, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis”

“Sede da Alta Gentics, local do lançamento do +Pecuária Brasil no município de Uberaba”

Um software de Alta Gestão fará o gerenciamento da reprodução, melhorando a taxa de prenhez e os índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa.

A biotecnologia de inseminação pelo sistema IATF

A IATF, Inseminação Artificial em Tempo Fixo, é uma biotécnica reprodutiva que consiste na utilização de hormônios para sincronização do crescimento folicular, indução do estro e da ovulação em vacas aptas à reprodução, aliada à inseminação artificial em momento pré-determinado, sem que haja a necessidade de observação de estros.

O maior programa de difusão genética da agricultura familiar também utiliza uma grade multidisciplinar, que além dos sêmen e hormônios, inclui a orientação e assessoria técnica na nutrição, sanidade, manejo, levando ao produtor todo o conhecimento necessário para obter a máxima performance nas prenhezes.

Vantagens competitivas aos pequenos produtores brasileiros

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Com o +Pecuária, pequenos produtores têm apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel. Tudo sem custos e com acompanhamento do gado inseminado.

Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético do +Pecuária Brasil, diminui-se o custo e aumenta-se a produção.

Tecnologia e sustentabilidade juntas para gerar mais valor no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

Parcerias firmadas com estados e municípios de todo o país

O programa +Pecuária Brasil integra-se perfeitamente às políticas públicas de estado. Por meio de acordos de cooperação técnica com a CONAFER, governos estaduais e municipais têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.