“ato foi feito na tarde desta sexta-feira, véspera de Natal”
José Carlos Bossolan
O prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério Soares da Silva, inaugurou um poço que irá resolver metade do problema de desabastecimento da população murutinguense que perdura por mais de longos 10 anos.
Acompanhado do vice-prefeito, Celso Puttini, dos vereadores, Adeildo de Oliveira – Kikão, Vanderlei Ferreira, Maurício de Freitas, Maria Ferreira, da primeira-dama, Andréa Ribeiro, do diretor do Departamento de Água e Esgoto, Luiz Cares, do chefe de gabinete Gabriel Guimarães, Lucineide Rossino (Educação), Fábio Francé (Cultura), Paulo Aro (Contabilidade) e do médico, dr. Anderson, o prefeito fez a inauguração oficial.
“Primeiramente quero agradecer a Deus e em seguida a nossa população por nos ter dado a oportunidade de realizar aquilo que sonhávamos em fazer desde os tempos de vereador. Estamos diminuindo pela metade a demanda de água para o abastecimento de nossa população e até meados do próximo ano, estaremos resolvendo 100% do problema e acabando com a falta d`água nas torneiras de nossa população” – anunciou o prefeito, Cristiano Eleutério.
O poço semi-artesiano, tem uma profundidade de 120 metros e tem a vazão de 12 m³ por hora, o que corresponde a 288 m³ a cada 24 horas. Segundo o diretor de Água e Esgoto, Lú Cares, foram construídos 260 metros linear de adutora e o poço foi ligado na rede de 2 caixas com capacidade de 200 mil litros e 60 mil litros de armazenamento.
O presidente da Câmara do município destacou a importância da obra – “vimos por mais de 10 anos entrar e sair prefeito, e ninguém fazia nada e agora o Cristiano vem para resolver o problema” – destacou Kikão. As palavras do presidente do legislativo também foram endossadas pelos demais vereadores que fizeram uso da palavra.
“Esse poço custou R$ 100 mil custeados com recursos próprios e ainda temos a demanda de mais um poço, mas para garantir que não ocorra mais falta de água em definitivo para nossa população, no próximo ano iremos perfurar mais dois poços. Já ganhamos um dos reservatórios da CGPM para os Conjuntos Habitacionais Basílio Marcussi e Paulino Pereira Assis e a Prefeitura entrará com a perfuração, e diante dessa situação no próximo ano toda nossa população não passará por falta ou racionamento de água. Quando na campanha visitamos às casas para pedir votos, assumimos o compromisso em fazer e estamos fazendo. Reafirmo que tanto eu como o Celso assumimos o compromisso, pois quem faz promessas de campanha, nem sempre cumpre” – finalizou, Cristiano Eleutério.
A rede de abastecimento do município de Murutinga do Sul chegou a contar com 5 poços, porém em 2011, os poços da UBS e campão foram desativados e nenhum outro mais foi construído. Neste ano a Prefeitura de Murutinga chegou a construir outro poço, mas o mesmo apresentou falhas que ainda estão sendo objeto de estudo para ver se ainda terá como recuperar o poço.