Vereador Sérgio Santaela faz grave denúncia de despejo de esgoto em córrego de Andradina

“parlamentar esteve no local na tarde desta quinta-feira e fez postagem em rede social”

José Carlos Bossolan

O vereador Sérgio dos Santos Santaela, usou uma rede social na tarde desta quinta-feira (09/12) para fazer grave denúncia de despejo ilegal de esgoto domiciliar em córrego da área urbana de Andradina, nas proximidades do CSU (Centro Social Urbano), bem às margens da SP-563 (rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo).

“Eu estou aqui no fundo do CSU. Do lado de lá é a rua Paulo Marin e aqui é a pista e hoje de manhã eu entrei em contato com o fiscal geral, senhor Paulinho, e pedi a ele que entrasse em contato com a Arsae e a empresa Águas Andradina. Que ele mande uma equipe aqui para ver a situação que se encontra. Olha bem essa água parada, essa água podre. Acredito eu que o esgoto está entupido, pois tá um mal cheiro violento. Então eu espero que a nossa administração municipal cobre a Águas de Andradina e eles venham aqui e me façam alguma coisa e não é só desse lado não, e do lado de lá da pista também. Isso é um absurdo. Entrei em contato também com o pessoal da Arsae, tirei foto, mandei para eles, então eu espero uma providência urgentemente da administração” denunciou o vereador Sérgio Santaela.

Sérgio Santaela mostrou uma caixa da rede de esgoto nas proximidades do local que está totalmente entupida – “a empresa Águas de Andradina tem que vir aqui e verificar o que está acontecendo e fazer uma limpeza gente. Isso aqui é caso de saúde pública. Estou fazendo este vídeo aqui que é para chamar a atenção do prefeito Mário Celso, afinal prefeito, o futuro é agora ou não é? Chamar a atenção do secretário de Administração. Não é só ficar na sala de conforto tomando café não. Chamar a atenção da secretária de Meio Ambiente, olha só essa situação, essa água podre que está aqui parada. Um mal cheiro que aqui está. Tem que fazer uma limpeza decente urgentemente, então eu espero uma solução da administração, junto com a empresa Águas de Andradina que ganha muito bem. Nosso povo recolhe seus impostos. Nosso povo precisa de um retorno decente. Eu estarei cobrando e afinal prefeito, o futuro é agora ou não é agora prefeito?” – desabafou o parlamentar.

Mário Celso durante sua campanha a prefeito de Andradina prometeu que iria fazer um levantamento minucioso do contrato de concessão dos serviços de águas e esgoto do município, porém após reunião do prefeito de Andradina e dirigente da Sabesp (sócia do contrato), foi feito anuncio de investimentos de R$ 6 milhões na rede de abastecimento de Andradina e eventual rescisão contratual não entrou mais em pauta pelo chefe do executivo.

A reportagem do O Foco fez um levantamento, onde em 27 de setembro deste ano, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Dracena, indeferiu o pedido número  67000135 da concessionária dos serviços de água e esgoto de Andradina de expansão de Estação de Tratamento de Esgoto do Pereira Jordão.

“Cetesb foi desfavorável a ampliação de estação do Pereira Jordão por poluição superior ao permitido”

Segundo a Cetesb o indeferimento se deu pelo fato de a Águas Andradina não estar atendendo aos padrões de lançamento de esgoto, tendo em vista que a concentração é superior ao limite de 60 mg/L, e a eficiência abaixo de 80% de remoção de carga orgânica em termos de DBO, em descumprimento ao artigo 18, inciso V, do Decreto 8.468/76 e suas alterações.

“Face ao exposto, considerando que os resultados do monitoramento apresentados pela empresa acusam a ineficiência na remoção de DBO pelo sistema de tratamento, não atendendo os padrões de lançamento fixados no artigo 18, inciso V, do Decreto 8.468/76 e suas alterações, ou seja, o descumprimento da exigência nº 01 da Licença de Instalação nº 67000291, nos termos do artigo 65 do Decreto em supra, manifestamo-nos pela emissão do Parecer Desfavorável da Licença de Operação” – fundamentou o órgão ambiental.

DOENÇA

A água do córrego com o despejo de esgoto in natura ou com tratamento inadequado pode resultar em contaminação de animais que fazem o consumo da água e transmitir aos seres humanos como o caso da cisticercose, que é uma parasitose causada pela ingestão de água ou de alimentos como legumes, frutas ou verduras contaminados com os ovos de um tipo específico de Tênia, a (Taenia solium).

Pessoas que têm esta tênia no intestino, podem não desenvolver cisticercose, mas liberam ovos nas fezes que podem contaminar legumes ou carnes, provocando a doença em outras pessoas. Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos, que podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.

PEDIDO

Na manhã desta sexta-feira (10/12), a reportagem do O Foco encaminhou a denúncia do vereador Sérgio Santaela para a Cetesb afim de obter informação de qual será a medida adotada pelo órgão ambiental em relação a essa grave denúncia, e assim que a Cetesb se manifestar, estaremos informando a decisão do órgão público.