+PECUÁRIA BRASIL: presidente da CONAFER vai ao Amazonas levar a revolução genética aos pecuaristas do maior estado brasileiro

Secom CONAFER

O maior programa de melhoramento genético já criado para os pecuaristas familiares brasileiros escreve mais um capítulo hoje no imenso estado do Amazonas. O +Pecuária Brasil chega com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos no segmento pecuarista amazonense. O presidente Carlos Lopes e a equipe técnica do +Pecuária tiveram um encontro com autoridades do governo do Amazonas no primeiro dia da 43ª Expoagro, a feira mais importante do setor, quando foi selado oficialmente o acordo de cooperação técnica que vai contribuir muito para o crescimento da bovinocultura do estado, que passou de 1,3 milhão de cabeças em 2018, para 1,5 milhão de cabeças em 2019, com alta de 5,5%. O programa criado pela CONAFER, foi desenvolvido em parceria com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS. Por meio dele, milhares de pequenos produtores vão receber total assistência técnica para a inseminação dos seus rebanhos em todo o território nacional

No último dia 25 de novembro, o engenheiro agrônomo Petrucio Magalhães, no comando da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), esteve na capital federal com Tiago Lopes, secretário geral e vice-presidente da CONAFER, quando foram tratados os últimos detalhes do acordo de cooperação técnica para levar o +Pecuária Brasil ao maior estado brasileiro.

“O acordo de cooperação para levar o +Pecuária Brasil ao Amazonas foi assinado em solenidade nesta manhã do primeiro dia da 43ª Expoagro, feira tradicional e mais relevante do segmento agropecuarista do Amazonas”

E hoje, 9 de novembro, o acordo foi assinado em solenidade nesta manhã do primeiro dia da 43ª Expoagro, feira tradicional e mais relevante do segmento agropecuarista do Amazonas. Depois de fechar diversos acordos de cooperação técnica, e que levaram +Pecuária Brasil para os estados de Roraima, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Alagoas, Acre, Rio Grande do Norte e dezenas de municípios em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, a milhares de pecuaristas familiares do Norte ao Sul do país, a CONAFER e o governo do Amazonas criam um novo cenário nos negócios dos pequenos produtores do estado com a maior área territorial do país, e que terá a partir de agora em seus 1,6 milhão de quilômetros quadrados, uma nova pecuária agrofamiliar, mais desenvolvida e sustentável, produzindo rebanhos qualificados no bioma mais rico do planeta.

Uma das bandeiras da atual gestão do estado é a sustentabilidade. Por isso, o melhoramento genético é uma ferramenta revolucionária para responder pela demanda ambiental amazonense. Com esta biotecnologia é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente, e sem afetar o meio ambiente.

“Carlos Lopes entrega placa de homenagem ao engenheiro agrônomo Petrucio Magalhães, secretário de Estado de Produção Rural (Sepror)”

A Sepror, Secretaria de Estado de Produção Rural, tem lançado mão de programas inéditos voltados aos pescadores e produtores rurais, fortalecendo as economias em diversas regiões do Amazonas, fomentando setores estratégicos em todos os 62 municípios do interior. Agora, com o +Pecuária, esta cadeia produtiva fica ainda mais robusta.

“À esquerda, Carlos Shumaker, coordenador técnico do +Pecuária para o Norte e Nordeste, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, o secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães, e o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), general Polsin”

“E por causa deste estado que o Brasil está em todos os ambientes de discussão no mundo”, afirmou Carlos Lopes em seu discurso. O presidente Carlos Lopes fez uma fala apaixonada pelo Amazonas e agradeceu a recepção de todos. Logo no início as suas palavras foram de gratidão ao governador Wilson Lima e ao secretário chefe da Casa Civil, Flávio Antony; e ao longo do discurso também fez menções ao gestor da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, ao presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Valdenor Pontes, ao diretor Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Amazonas (Adaf), Alexandre Freitas, ao superintende da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), general Polsin, ao Chefe-Geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro, e ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jório Veiga.

Em sua exposição, Carlos Lopes afirmou que “fazemos ideias se tornarem projetos, e projetos se transformam em mudanças na vida do nosso país”. E agradeceu a oportunidade com um “muito obrigado por nos trazer ao Amazonas, de nos dar condições de colocar o Amazonas dentro do maior programa de melhoramento genético já feito nas Américas”. Continuou falando dos avanços do +Pecuária: “neste momento nós já temos acordos de cooperação técnica celebrados para mais de 700 mil prenhezes, em 17 estados e 1400 municípios, onde a Confederação assumiu a iniciativa de fazer este trabalho inédito de melhoramento genético”.

Carlos Lopes lembrou do fim deste ciclo e do novo ano que se inicia novas ideias e a parceria com o maior player em inseminação artificial do planeta, “porque viemos aqui para trazer o melhoramento genético ao estado do Amazonas, e para isso buscamos a melhor empresa do mundo como parceira, a ALTA GENETICS, presente em mais de 150 países, responsável por inseminar 75% do rebanho nacional, e estamos trazendo esta condição aqui de melhora do gado, de corte e leite, trazendo a condição de melhorar os rebanhos.” E seguiu: “isso de uma forma que a gente vai fazer o procedimento chegar até a prenhez e assim poder garantir uma safra tecnológica, uma safra que possa colocar no bolso do produtor mais dinheiro, e com mais dinheiro mais demanda de consumo, e com demanda de consumo, mais emprego”.

Na sequência, o presidente da CONAFER, deu ênfase ao aspecto da produção: “isso é fazer a economia crescer, é trazer a produção para o mundo contemporâneo, no mundo moderno é disso que precisamos, e deixo aqui a minha satisfação de estar no estado do Amazonas, porque o Brasil é conhecido por causa deste estado, temos que assumir que é por causa deste estado que o Brasil está em todos os ambientes de discussão no mundo, e nós vamos mostrar que estar no Amazonas é ser amazonense, com a responsabilidade de trazer este pacote tecnológico para dentro das nossas realidades de produção.“Nós somos a realidade deste país, e é assim que eu vim aqui, para dizer que me sinto um de vocês, e contem com a nossa Confederação, para qualquer tipo de desafio que seja para modernizar a cadeia produtiva deste estado, esta é mensagem que eu deixo”, finalizou Carlos Lopes.

“mais uma conquista da CONAFER”

Os benefícios do +Pecuária Brasil

  • Vantagens ao pecuarista
    A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma fazenda com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro.
  • Qualidade no rebanho
    As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade dos sêmens tem a garantia da empresa ALTA GENETICS, referência internacional em genética bovina.
  • Lucro no negócio
    Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor.
  • Tecnologia na produção
    A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.
  • Sustentabilidade no campo
    A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos.