Com iminência de nova onda da Covid-19, Cristiano anuncia não realização do Carnamuru 2022

“prefeito tomou a decisão para não correr o risco de infecção em massa da população”

José Carlos Bossolan

Ao fazer uso da palavra na noite desta quarta-feira (01/12), em confraternização de formatura aos alunos das creches municipais, o prefeito Cristiano Eleutério Soares da Silva fez o anúncio do cancelamento do Carnamuru 2022, devido às incertezas dos impactos e gravidade da variante “Ômicron”, que vem se alastrando rapidamente pelo mundo, com ao menos 3 casos conformados no Brasil.

Cristiano Eleutério já vinha discutindo com sua equipe de governo a algumas semanas, do formato de como seria o carnaval, mas com o aparecimento da nova variante da Covid-19 nos últimos dias, momentos de incertezas, veio o anúncio mais prudente neste momento.

“Com essa nova variante da Covid-19, tudo ainda é incerto. Não temos bola de cristal para prevermos o futuro e só Deus sabe o que nós iremos passar. O momento é de reflexão, de mantermos os cuidados, pois tivemos muitas perdas com essa doença e não podemos ser irresponsáveis ao ponto de não adotarmos nenhuma medida preventiva, então ao nosso ver neste momento, a decisão mais acertada é não fazermos o Carnamuru e correr o risco de contribuirmos na reinfecção generalizada de nossa população” – analisou o prefeito, Cristiano Eleutério com exclusividade a nossa reportagem na manhã desta quinta-feira.

O Carnamuru é o principal carnaval de rua da região, “arrastando” milhares de pessoas dos municípios vizinhos para as noites de festa, sendo necessário alguns meses de preparação que envolve organização de equipe de segurança, infraestrutura, decoração e artistas, enfim todo aparato do município e comerciantes para que tudo corra bem.

“Sei que os nossos comerciantes estavam ansiosos para que fizéssemos o carnaval, pois os mesmos vêm sofrendo os efeitos da pandemia a quase dois anos e o Carnamuru seria uma oportunidade de aquecer às vendas. Com a iminência da volta de nova onda da Covid-19 devido a variante Ômicron estar se alastrando rapidamente pelo mundo, é melhor agirmos no sentido que todos possam sair vivos dessa nova fase e recomeçar, do que em cinco noites de festa, contribuirmos para levar o caos para nossas famílias murutinguenses. Murutinga teve muitas vidas ceifadas por esta doença e não queremos que nenhuma outra família derrame uma lágrima por ter um ente querido levado por complicações da Covid-19” – finaliza o prefeito.

Segundo dados do Plano SP disponíveis na manhã desta quinta-feira (02/12), foram registrados 3.289 óbitos pela Covid-19 na região do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS-II), sendo 19 vítimas em Murutinga do Sul e 426 pessoas infectadas. Às pessoas infectadas pelo coronavírus na região foram de 101.727.