“ex-prefeito de Castilho acusa candidato de usar máquina pública em campanha”
José Carlos Bossolan
Como uma vez disse um ex-político, “que palavras proferidas em palanque o vento leva” em menção de que o dito em campanha, não necessariamente deverá ser cumprida, alguns políticos usam dessa artimanha e tentam esconder seu passado com acusações. Neste caso, tenta varrer a sujeira para baixo do tapete, mas a lança ao ar.
Esse contexto não é diferente em se tratando do ex-prefeito decadente de Castilho, Joni Buzachero. Com 166 filiados no PSDB de Castilho, o ex-prefeito por 3 mandatos e derrotado na eleição passada, tenta captar votos para o candidato nas prévias tucanas para a presidência da República, Eduardo Leite. Em vídeo, Joni Buzachero acusa veladamente o candidato também às prévias João Doria de fazer uso da máquina pública até mesmo para vencer às prévias, se esquecendo que o próprio acusador na condição de prefeito castilhense, utilizou a máquina pública para dentre outras coisas, fraudar concurso público, prejudicando dezenas de pessoas.
Em outro trecho, Joni Marcos cita que o PSDB precisa voltar a ser um partido de lideranças fortes, retomar o caminho e sair “desta linha” que estão querendo impor, em que a deslealdade prevalece, de interesses pessoais e promocionais, onde se estrangula a lealdade por meio da traição. O presidente do diretório municipal tucano, talvez tenha se esquecido, que sua primeira eleição disputada pelo PSDC, também havia sido desleal e havia traído o ex-prefeito Adão Severino, na chapa em que Joni fora eleito como vice.
Nem vamos entrar em detalhes de promessas não cumpridas em sua jornada política, que o levou a grande rejeição e decadência político-eleitoral. Tão pouco iremos abordar a ação de despejo que o ex-prefeito é autor contra uma inquilina.
O descontentamento com o governo do estado, talvez se deva ao fato do ex-prefeito Joni Buzachero ter tentado espaço junto a secretarias estaduais, não tendo logrado êxito, agora “pousa” como desafeto de João Doria. Os anais registram foto entre ambos com um sorriso enorme, como no ditado popular “da largura da boca”. Resta saber se os 166 filiados castilhenses irão querer votar no candidato apoiado pelo ex-prefeito ou principalmente, farão uso do aplicativo para escolher algum dos 3 concorrentes.
Dentro do PSDB estadual, é dada como certa a destituição do diretório municipal do PSDB e retirada de Joni Buzachero do comando do partido já na próxima semana, logo após às prévias de domingo.
PRÉVIAS
No próximo domingo (21/11), o PSDB nacional irá eleger por meio de prévias o candidato do partido que disputará a presidência da República pela legenda nas eleições de 2022. O partido conta com 3 candidatos na disputa. Os candidatos nas prévias são o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o atual governador de São Paulo, João Doria. Dos mais de 44 mil filiados do partido, 39 mil votarão por meio de aplicativo do partido.
Os prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais e vereadores do PSDB poderão votar por aplicativo ou urna eletrônica. Governadores, senadores e ex-presidentes também podem votar em qualquer uma das opções.