“Famílias estão sem água até para higiene pessoal, cozinhar ou saciar a sede dos animais”
Assessoria de Comunicação
O drama causado pela falta d’água nas torneiras, chuveiros e quaisquer outras necessidades básicas diárias de aproximadamente 14 famílias residentes no bairro Junqueira, sensibilizou o prefeito Paulo Boaventura que recebeu autorização legislativa para perfurar um poço semi-artesiano naquela localidade. O pedido foi oficialmente encaminhado por Boaventura à Câmara na quinta-feira passada, solicitando votação em caráter de urgência. Por este motivo, o mesmo foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, 13.
“A situação é crítica: são mais ou menos 14 famílias inteiras que já estão sofrendo com a falta d’água até mesmo para o básico. Muitos não têm sequer água para beber, cozinhar e tomar banho, quanto mais para dar de beber aos animais neste período de grande seca. Por isso pedimos urgência dos vereadores na aprovação deste pedido”, explicou o prefeito Paulo Boaventura.
O problema da falta de abastecimento nas propriedades destes moradores foi causado pelo poço que secou recentemente. Para resolver a questão, a Prefeitura terá que gastar cerca de R$ 60 mil com uma empresa especializada na perfuração de um poço tubular, do tipo semiartesiano, com aproximadamente 150 metros de profundidade.
Na Justificativa encaminhada à Câmara junto com o pedido de autorização, o prefeito Paulo Boaventura mostrou grande conhecimento sobre a realidade dos homens e mulheres que residem no campo. “Por se tratar de famílias na zona rural, as deficiências de infraestruturas são de grandes dimensões, principalmente a abertura de poços para sanar as suas necessidades. Quem tem dinheiro, opta por pagar pela perfuração de poço privado. Porém, esta não é a realidade da grande maioria”.
PROGRAMA JÁ EM ANDAMENTO
Em fins de fevereiro deste ano, Paulo Boaventura e o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, José Carlos Justi, anunciaram a retomada de um dos maiores e mais abrangentes programas hídricos de todo o Estado.
Criado pelo próprio Boaventura em 2015, o programa ajuda os assentados a perfurarem poços semi-artesianos que abastecem e aumentam a produtividade de suas lavouras e rebanhos [Saiba mais sobre o programa acessando a reportagem: https://www.castilho.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/7762/paulo-boaventura-anuncia-retomada-do-programa-de-perfuracao-de-pocos-semiartesianos].
“A presença de políticas públicas municipais é de suma importância para que todos possam ter acesso a este recurso natural para sobrevivência de todos os seres vivos e mitigar os conflitos existentes nas comunidades, promovendo a geração de renda e bem estar social”, finalizou o prefeito.