“Evento on-line foi realizado na sexta-feira passada (18), reunindo virtualmente profissionais de Saúde e comunidade na priorização de propostas”
Assessoria de Comunicação
Mais de 50 representantes da Saúde pública e privada do município, bem como representantes da população, reuniram-se pela primeira vez em um evento inédito e completamente virtual promovido pela Prefeitura de Castilho: a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Através da plataforma Google Meet, grupos de trabalho divididos em ambientes distintos como o CIS, UBSs urbanas e rurais e lares de cidadãos participantes, discutiram um total de 163 propostas visando a evolução do sistema de atendimento do SUS nos próximos quatro anos.
Assim como a Conferência em si, parte considerável das propostas populares e dos profissionais de Saúde foram enviadas à equipe organizadora através da internet, em formulário eletrônico simples com espaços para receber as sugestões dos usuários em cada um dos 04 eixos temáticos. Para que não houvessem dúvidas dos usuários, vídeos gravados pelo prefeito Paulo Boaventura, pela secretária de Saúde, Márcia Zoteli e outros envolvidos na organização do evento, explicaram os objetivos gerais e específicos do evento e de seus eixos temáticos.
A análise das propostas, discussão e priorização, durou aproximadamente 04 horas e de acordo com o Relator Carlos Roberto Tencarte, não apresentou nenhum obstáculo – “além da conferência pelo Meet, utilizamos outras formas de comunicação auxiliares como o WhatsApp e ligações telefônicas principalmente para encaminhar resultados das discussões pelos grupos de trabalho, documentos e troca de informações. Por ser o primeiro evento totalmente on-line, os resultados foram surpreendentes, respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid e sem nenhuma ocorrência de problemas” – explicou.
O prefeito Paulo Boaventura que acompanhou todo o processo da 7ª Conferência Municipal de Saúde que teve início em maio, também prestigiou o evento dando boas-vindas a todos os conferencistas, parabenizando-os e à população pela apresentação das propostas e assumindo o compromisso de implementar as propostas aprovadas conforme as prioridades elencadas.
As metas aprovadas na 7ª Conferência Municipal de Saúde passam a vigorar em 1º de janeiro de 2022.