2º módulo do curso de manejo do gado leiteiro em Castilho será na próxima quinta

“primeira etapa aconteceu dia 28 de maio e nesta quinta termina o curso”

José Carlos Bossolan

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SAMAT), com apoio da Prefeitura de Castilho, estará realizando na próxima quinta-feira (19/05) o 2º módulo do curso de manejo do gado leiteiro. Com duração das 13 às 16h, o evento será realizado no Ciec (Centro Integrado de Educação e Cultura). O evento em parceria com a FEA (Fundação Educacional de Andradina), trará a palestra onde o tema será “A importância da seleção para a produção de leite”, com 2 eixos principais.

“prefeito Paulo Boaventura prestigiou a abertura do evento em maio”

O  médico veterinário e mestre em bem estar animal, Whelerson Luiz Vitro, que abordará o tema “Boas práticas agropecuárias na cadeia leiteira” e a mestre em zootecnia, Cássia Regina de Avelar Gomes, que trata como tema “Importância da seleção para a produção leiteira”. O curso faz parte das ações do Programa “Campo Acolhedor”, retomando assim as atividades presenciais pós-pandemia, que tem como objetivo o desenvolvimento rural.

“veterinária da SAMAT, Cristiane Souza fez explanação do programa Campo Acolhedor e necessidades do manejo para a gado”

O 1º módulo aconteceu no dia 28 de abril. A participação dos produtores no curso obteve grande expressão, no primeiro dia, participaram 76 produtores. Durante o curso, os produtores puderam tirar dúvidas, fazer perguntas e compartilhar conhecimentos sobre os principais temas relacionados ao assunto, como: controle de parasitas, formas de prevenção de doenças que atingem o rebanho leiteiro, opções de vacinação e higiene dos animais e das instalações. 

A parceria com a Fundação é uma ferramenta importante de consolidação dos trabalhos do campo com os produtores rurais. É importante sempre renovar o aprendizado sobre os cuidados na criação de gado leiteiro, pois é a principal fonte de renda de muitos que participaram do curso. Precisamos, também, ter consciência de que, com base no manejo preventivo, é possível promover a saúde do rebanho, antecipar possíveis problemas e produzir leite de alta qualidade.