Viralcool vai atingir meta de mais de 270.000 mil árvores plantadas

“empresa do setor sucroenergético vem realizando reflorestamento desde 2019”

José Carlos Bossolan

A Viralcool de Castilho, empresa do setor sucroenergético, tem como alguns dos seus princípios a gestão ambiental, bem como o estabelecimento de preservação das melhores práticas no trabalho e no plantio da cana como exemplos de transparência e responsabilidade socioambiental. Envolver os colaboradores na discussão das questões ambientais é fundamental para orientá-los em novas posturas que envolvam o respeito ao meio ambiente, incentivando práticas mais sustentáveis e que visam a preservar a natureza.

“Além do plantio, a equipe de Meio Ambiente da Viralcool mantém os tratos culturais da reflorestamento”

Com essa linha de compromisso, neste ano, a Viralcool deverá atingir a meta de reflorestamento com o plantio de mais de 270.000 mudas de árvores, entre nativas e frutíferas. Segundo o gerente Administrativo, Jucelino Rodrigues Vieira, desde 2019 a empresa vem praticando o reflorestamento em diversas áreas da região. Além de executar o próprio plantio, a Viralcool também realiza periodicamente a doação de mudas para reflorestamentos municipais.

Em 2019, foram plantadas 5.750 árvores. Já em 2020, outras 14.954 espécies foram cultivas. Em 2021, outras 10.033 árvores foram introduzidas em forma de reflorestamentos. No ano de 2022, entre áreas de reflorestamentos particulares da Viralcool e no Parque Estadual do Aguapeí, foram efetivados o plantio de 48.075 das plantas.

“Viveiro da Viralccol atende suas demandas e atende município vizinhos em seus reflorestamentos”

“A Viralcool administra o plantio de mudas de árvores em áreas de preservação permanente e no entorno das nascentes de córregos e rios, protegendo assim as matas ciliares. Para isso, conta com um viveiro próprio de mudas de árvores nativas e frutíferas. Colabora também com os municípios vizinhos, fazendo doações de mudas para reflorestamentos municipais” – anuncia a empresa.

No ano passado (2023), somente no Parque Estadual do Aguapeí, foram plantadas 51.574 árvores e outras 41.949 em outras áreas de reflorestamento. Neste ano, serão outras 105.000 espécies nativas e frutíferas que serão plantadas – sendo que 79.358 já foram efetivadas. Embora os números sejam muito positivos no fator de colaborar com o meio ambiente, não se trata apenas de colocar as mudas na terra.

A Viralcool possui equipe ambiental que monitora todos os seus passivos ambientais. Quando uma árvore plantada acaba morrendo, quer por anomalia climática ou interferência de outros fatores, outra espécie é replantada no local e recebe todo acompanhamento até que se torne uma planta independente. Isso pode levar mais de 5 anos de acompanhamento, com todos os investimentos para que as mudas plantadas cheguem na sua fase adulta.

Ao longo dos anos, a Viralcool conquistou selos ambientais importantes graças a sua preocupação com a natureza. A partir da adesão ao Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, conquistou o certificado Etanol Verde, idealizado para incentivar a produção sustentável de biocombustível a partir da cana-de-açúcar. A empresa também está certificada com o Selo Energia Verde, para empresas produtoras e consumidoras de energia limpa e renovável.

Outro certificado que a empresa conquistou, graças a implementação de boas práticas de gerenciamento e tratamento de resíduos, é o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental), emitido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). As unidades de produção possuem Estações de Tratamento de Efluentes, que evitam a emissão de resíduos em rios dentro de suas áreas operacionais.

A Viralcool também implementou o Projeto 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) que visa a substituição de copos descartáveis por canecas plásticas individuais. Outro aspecto de grande relevância, é o fato de todo lixo produzido no complexo industrial, recebe tratamento correto, com destinação dos materiais para empresas especializadas na triagem e descontaminação dos resíduos, evitando danos ao meio ambiente.