Vereadores e Prefeitura alinham melhorias para a saúde

Assessoria de Comunicação

Um trabalho em conjunto para melhorar o atendimento na Saúde à população andradinense. Esse foi o tom da reunião realizada na manhã desta sexta-feira (31), na sala da presidência na Câmara, que uniu vereadores e representes da Prefeitura. Liderado pelo presidente do legislativo, Coxinha Prando, o debate alinhou a união entre os poderes executivo e legislativo para resolver questões como o problema de superlotação do UPA24H provocada pelos crescentes casos de dengue e, consequentemente diminuir o tempo de espera no atendimento.

Para esta situação, o secretário de Governo, Ernesto Júnior, anunciou a abertura até às 22h da UBS III, na Paes Leme, assim como da UBS da Vila Mineira neste mesmo horário, para os atendimentos clínicos. “Ampliamos o número de médicos no UPA e também vamos manter essas duas unidades de saúde abertas para tentar suprir a demanda. Saltamos de 150 atendimentos para 500 pacientes por dia no UPA. Vamos manter uma triagem para que os casos que fogem da urgência e emergência, sejam direcionados para essas UBSs. Durante o dia todas as unidades de saúde estão preparadas para atender os pacientes, pois além dos médicos no agendamento estamos deixando mais um para a livre demanda, que é o caso do morador precise de um diagnóstico mais rápido”, comentou Ernesto.

A ampliação desse atendimento vinha sendo uma demanda dos vereadores e havia sido debatido amplamente na sessão desta semana. A secretária de Saúde, Maristela Marinho, elencou todas as iniciativas tomadas pelo município para tratar desta situação e também se propôs a estudar outro pedido do Legislativo em ter um sistema de distribuição de medicamentos aos finais de semana feriados. Em relação ao mutirão contra a dengue, Maristela disse que a Prefeitura vem realizando o Andradina Limpa, e que apenas na ação realizada na Vila Mineira, foram coletados 111 caminhões de materiais descartados pela população.

A secretária também anunciou que o município estará fazendo a nebulização com veículos, chamado de fumacê, em demanda já requerida pela Câmara, pelo vereador Guilherme Pugliese.

MATERIAIS

Outro ponto que havia sido debatido pelo legislativo, foi quanto a falta de materiais básicos para a população na espera do atendimento, fato confirmado inclusive pela presidente do Conselho da Saúde, Aferbeca Bacelar. Segundo a Prefeitura, aconteceu neste início de ano um atraso na entrega de alguns materiais, mas a situação já foi normalizada.

O vereador, Rodarte dos Anjos, pediu ampliação da comunicação para melhor entendimento da população. Já o vereador Sérgio Santaela levantou a questão da aproximação entre os gestores da Saúde e o Legislativo e disse que acompanhará de perto o atendimento nas unidades básicas porque vem recebendo vários pedidos da população.

Participaram ainda do debate a secretária-adjunta de Saúde, Jamile Canassa e a diretora da UPA, Gislaine Martins.

INTERNAÇÕESO

O vereador Fabrício Mazotti encaminhou a realização de uma reunião com a Direção Regional de Saúde para debater os casos de internações. Pacientes estariam esperando muito para conseguir uma vaga nos hospitais da região. Há relatos de pessoas que ficaram mais de três dias no UPA aguardando leito. Esse ponto da demora nas internações também foi levantado pelo vereador João Máximo.

A vereadora Eloá Pessoa destacou que o trabalho de conscientização da população também é primordial no combate à Dengue e enfatizou a realização de campanhas educativas. Com relação à distribuição de remédios, o vereador professor Luzimar disse que falou com o responsável pela Saúde, na cidade de Três Lagoas (MS), onde o serviço é realizado, e que a iniciativa vem sendo eficaz à população.
UNIÃO DE FORÇASSegundo Coxinha, é exatamente este tipo de debate e iniciativa que a população espera.

“Gostaria de destacar a importância do trabalho conjunto entre os vereadores e o poder executivo para melhorar a saúde do nosso município. Sabemos que a saúde é uma das áreas mais sensíveis e críticas em qualquer cidade, e que a população sempre espera por ações efetivas por parte dos gestores públicos. Por isso, é fundamental que todos nós, vereadores e executivo, estejamos alinhados e trabalhando em conjunto para alcançarmos melhores resultados na área da saúde. Não podemos agir de forma isolada e desconexa, pois isso pode comprometer todo o trabalho que temos feito em prol da população” – afirmou Coxinha Prando.