Tião Japonês pede ampliação de atividade delegada na zona rural de Castilho

“aumento de furtos em assentamentos tem gerado preocupação de moradores”

José Carlos Bossolan

O vereador Sebastião Reis de Oliveira – Tião Japonês, teve requerimento aprovado na última sessão do legislativo, onde o parlamentar pede ampliação da atividade delegada para a zona rural do município de Castilho.

Tião Japonês, indaga se há possibilidade de a Prefeitura firmar parceria com a Polícia Militar para a ampliação do policiamento intensivo e extensivo nas comunidades rurais. “Este questionamento vem de encontro com os anseios dos moradores da zona rural do município, que estão amedrontados por conta do grande número de registros de furtos e roubos na zona rural. Infelizmente esses fatos tem sido muito constantes e tem deixado a população rural em estado de alerta constante, muitas vezes deixando de cumprir compromissos na cidade para não deixar a propriedade com medo desses furtos” – relatou o vereador.

De acordo com o requerimento, com o aumento do efetivo de policiamento nas comunidades rurais, através de rondas constantes contribui para a diminuição dos índices desses delitos, além de gerar maior segurança para a população rural. São constantes relatos de proprietários rurais de registro de furto em propriedades, especialmente de gado, insumos e ferramentas que na maioria das vezes já tem os receptores mal intencionados em obter os produtos adquiridos de forma ilícita no mercado paralelo do crime.

“Gostaríamos que o executivo olhasse com atenção esse pedido e através do órgão responsável firmasse parceria com a  Polícia Militar para fazer o policiamento intensivo e extensivo na zona rural, pois a situação é preocupante e não podemos que tal fato fuja do controle, uma vez que todo cidadão tem o direito de ir e vir e não pode ter seu direito violado pelo fato de risco de dilapidação de seu patrimônio conquistado com muito trabalho” – relatou Tião Japonês.

A Prefeitura de Castilho possui convênio com a Polícia Militar para a realização de serviços pela atividade delegada. Uma das possibilidades é a ampliação da quantidade de policiais e viaturas contratadas para a realização dos serviços pelo efetivo da própria PM ou ampliar a parceria com a Polícia Ambiental, já que o efetivo ronda com mais frequência às comunidades rurais.

Segundo informações obtidas por nossa reportagem, o prefeito Paulo Boaventura firmou convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, onde o órgão estadual deverá destinar viaturas para a policiamento da zona rural do município e está aguardando a liberação dos veículos para poder definir a ampliação das ações de combate a criminalidade nas comunidades rurais do município, que é uma das mais extensas em área territorial do estado.