Tarcísio quer nomear ruralista “radical” para o Itesp e Sintraf emite nota de repúdio

“Guilherme Piai foi candidato a deputado federal e teve 63.190 pelo Republicanos”

José Carlos Bossolan

Com rumos de eventual nomeação de Tarcísio de Freitas (Republicanos) do ruralista, Guilherme Piai para a chefia do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), gerou emissão de nota de repúdio do Sintraf (Sindicado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Andradina e região) nesta sexta-feira (06/01). Guilherme Piai foi candidato a deputado federal pelo mesmo partido do governador e obteve 63.190 votos. Segundo o presidente do Sintraf, William Moro, a motivação pela rejeição da nomeação do ruralista da região de Presidente Prudente se dá pelo fato um vídeo em 16 de novembro do ano passado, norteado por radicalismo.

Piai fala dos movimentos sociais – Reprodução/Facebook”

“No dia 16 de novembro do ano passado, Guilherme Piai, no ímpeto de sua ignorância, proferiu ataques ao MST e FNL, cujos movimentos sociais fazem parte da luta pelo acesso à terra, através do processo de inclusão social por meio da reforma agrária. Cotado para assumir o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), vinculado a Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, da mesma forma que ele se refere a movimentos sociais, inclusive sob coordenação com outras entidades estaduais, da maioria dos assentamentos paulista e hortos florestais, assistidos pelo órgão público, o SINTRAF que por mais de uma década pertenceu ao Conselho Curador do instituto Itesp, vem a público se manifestar contra a indicação deste indivíduo que não é bem vindo para ocupar o cargo de diretor-Executivo do Itesp. Não precisamos de extremistas!” – argumenta o presidente da entidade sindical.

A reportagem do O Foco tentou contato com Guilherme Piai, se confirmada sua nomeação, como será sua relação com os assentamentos, como lidar com os movimentos sociais e sindicais que atuam neste seguimento, sem que haja conflito, até mesmo algumas entidades fazem parte do conselho curador do Itesp, mas até o fechamento desta matéria não houve manifestação.

Segundo dados do Itesp, 7.133 famílias estão assentadas sob jurisdição do órgão em 140 assentamentos e hortos florestais, distribuídos em 39 municípios das mais diversas regiões do Estado de São Paulo. Ainda de acordo com a manifestação do Sintraf, o próprio Governador Tarcísio de Freitas disse que irá se reunir com o Presidente Lula, que o momento é de diálogo e construção de parcerias, mesmo tendo sido eleitos em campos ideológicos distintos.

“O Itesp por órgão gestor de assistência técnica e política fundiária do Estado de São Paulo, tem papel importante na política alimentar, na mediação de conflitos e zelar pelas terras do estado, nunca foi gerido por alguém “radical” e “destempera psicologicamente”, podendo acarretar danos irreparáveis aos servidores públicos do órgão, as famílias assentadas e a própria instituição. A maioria dos alimentos saudáveis fornecidos às mesas urbanas paulistas, são oriundas da agricultura familiar. O momento requer consciência, tolerância, diálogo e comprometimento com as políticas públicas sob responsabilidade do estado, apaniguando os ânimos acirrados e radicalismo que em nada contribui para o bem maior do estado, que é sua população” – acrescenta a nota.

“Guilherme Piai ao lado do governador Tarcísio de Freitas – Reprodução/Facebook”

Piai fez parte da equipe de transição do Governo de Tarcísio de Freitas e postou uma foto no dia da posse ao lado do governador no dia 1º de janeiro no Palácio dos Bandeirantes. No dia 19 de novembro, o suplente de deputado fez uma postagem em rede social segurando uma arma com os dizeres – “Legítima defesa da família e patrimônio: direito é somente aquilo que ninguém pode lhe tirar!”.

“Diante do atual cenário político e de tensão social, nos manifestamos no sentido de que o Governador Tarcísio de Freitas analise melhor a indicação para o comando do Itesp, vindo a ser ocupado por alguma pessoa dotada de preparo intelectual e profissional, pois o próprio Governador é exemplo de que não é necessário nenhum tipo de ofensa, seja ela contra qual seja a postura política, para alcançar o reconhecimento público. Pelo respeito as instituições, respeito às pessoas e fim das tensões ideológicas, pela dignidade da pessoa humana e pelo diálogo, o por haver pessoas mais preparadas para o cargo, nos posicionamos contrários à nomeação de Guilherme Piai para o cargo comissionado de diretor-executivo do Itesp” – finaliza o documento assinado pelo presidente do Sintraf, William Mariano Moro.

De acordo com informações obtidas por nossa reportagem, o governador Tarcísio de Freitas deverá indicar o novo diretor-executivo do Itesp na próxima terça-feira (10) e outros nomes vem ganhando expressivos apoios juntos a deputados estaduais, como o de Edson Alves Fernandes que está à frente do INCRA em São Paulo e não deve permanecer, inclusive conta com apoio de ruralistas e setores do agronegócio.

William Moro fez parte do Conselho Curador do Itesp por dois mandatos. Segundo o regulamento da instituição, o Conselho Curador, é um órgão superior deliberativo e de fiscalização, tem sua composição, atribuições, competências e formas de atuação previstas nos Estatutos e no seu Regimento Interno e é instância superior a diretoria executiva.