“Böttcher ocupava o cargo de secretário-executivo da Secretaria de Agricultura”
UOL
O governador Tarcísio de Freitas exonerou o número dois da Agricultura, Marcos Renato Böttcher. O assessor ocupava o cargo de secretário-executivo da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no segundo escalão do governo de SP. A exoneração foi publicada nesta segunda-feira (28/08) no Diário Oficial do Estado.
Böttcher foi exonerado após entregar ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) um relatório com denúncias de irregularidades na construção de estradas rurais do programa Melhor Caminho. O caso foi revelado em julho pelo Estadão. Segundo o documento, o governo de SP pagou R$ 200 milhões por obras que não foram concluídas.
Outros R$ 300 milhões foram gastos sem cumprir protocolos internos para garantir a qualidade das obras. As irregularidades aconteceram entre os anos de 2021 e 2022 durante os governos de João Doria e Rodrigo Garcia. Segundo o Estadão, um grupo ligado ao deputado estadual Itamar Borges (MDB) faz pressão pela troca de Böttcher.
O governador Tarcísio de Freitas também planeja exonerar Antônio Junqueira, titular da Secretaria de Agricultura, e Roberto de Lucena, do Turismo, diz o jornal. Eles são citados dentro do próprio governo e da base aliada na Alesp como nomes que não correspondem às expectativas do cargo.