Assessoria de Comunicação
A Secretaria Municipal de Educação de Andradina, em parceria com a Fundação Educacional de Andradina (FEA), realizou uma importante ação formativa voltada aos professores da rede pública com o tema: “Jogos Cooperativos e Suas Possibilidades de Inclusão nas Aulas de Educação Física”. Idealizado e conduzido pelo professor Luís Francisco Bueno Sferra, o curso foi dividido em dois encontros presenciais, realizados nos dias 20 e 27 de maio, nas dependências da FEA.

A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer práticas pedagógicas inclusivas por meio da implementação dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física, promovendo o trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a construção de um ambiente escolar mais acolhedor. A formação combinou momentos de reflexão teórica com vivências práticas, proporcionando aos participantes uma experiência completa e significativa. As atividades favoreceram discussões sobre empatia, respeito às diferenças e cooperação entre os alunos, destacando a importância dessas competências para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A Fundação Educacional de Andradina, além de ceder o espaço para a realização do curso, participou ativamente por meio do envolvimento de acadêmicos do curso de Educação Física, que acompanharam as vivências práticas, ampliando a troca entre universidade e escola. Segundo a coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Thalita Sanches de Carvalho, ações como essa representam um importante avanço na formação continuada dos professores.

“Atividades como essa fortalecem a prática pedagógica na Educação Física ao colocar a cooperação e a inteligência emocional no centro das atividades. Estamos promovendo uma educação mais humana e inclusiva. É gratificante ver o engajamento dos alunos do curso de Educação Física junto aos nossos professores e a dedicação do professor Luís Francisco”.
A Secretaria Municipal de Educação reforça que essa ação faz parte de um conjunto de formações voltadas à valorização do professor e à qualificação das práticas pedagógicas, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.