“prazo final vai até 30 de junho”
José Carlos Bossolan
O secretário de Agricultura de Andradina, Fabrício Mazotti está alertando os agropecuaristas do município sobre os prazos para vacinação contra Brucelose. A multa por animal não vacinado é de 5 UFESP (R$ 185,10), e por animal não comunicado, é de 3 UFESP (R$ 111,06). Além disso, a movimentação dos animais pode ser suspensa até que a situação seja regularizada.
“Está na hora de proteger seu rebanho e garantir a saúde da produção. A Campanha de Vacinação Contra a Brucelose já começou no 1° semestre e vai até dia 30 de junho. Vacine todas as fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade. A vacinação é obrigatória por lei e essencial para evitar prejuízos econômicos e proteger a saúde humana e animal” – alerta, Fabrício Mazotti.
Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico-veterinário cadastrado que, além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornece o atestado de vacinação ao produtor. Diferente das campanhas anteriores, a declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária.
A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias, a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.