Sebrae-SP se reúne com entidades parceiras para discutir ações para o setor do agronegócio.

“Programação de eventos, reuniões, palestras e ações específicas irá começar em janeiro de 2025”

Lilian Flores/Sebrae-SP

O Sebrae-SP reuniu no último dia 26 de novembro, em Araçatuba, entidades parceiras para discutir ações para o segmento do agronegócio na cidade e região. A programação de eventos, reuniões, palestras e ações específicas começará em janeiro, com temas técnicos relacionados à cultura dos citros, batata-doce, urucum, café, crédito rural, suplementação volumosa na seca, gestão da propriedade rural, dentre outros.

O calendário com toda a programação, datas e locais será divulgado em breve. As entidades que estiveram presentes na reunião foram: Sebrae-SP: com Fernanda Antoniali e Cibele Pestillo, Cati, representado por João Taane Kauche Andraus e Fabiano Carlos de Castilho; IB-APTA: Silvia Antoniali, Ceagesp: Carla Cristiane Assis, InpEV: César Augusto Santana, Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial: Olair Roberto de Barros e José Celso Sanches Junior, Unesp Veterinária: Hamilton Caetano, Caixa Econômica Federal: Mariane Cardoso.

A iniciativa das entidades sediadas no município de Araçatuba, diretamente ligadas ao Agronegócio, de criarem um calendário anual de eventos e ações, atende às crescentes necessidades dos produtores rurais, que cada vez mais buscam apoio e informações atualizadas sobre tudo o que ocorre nesse setor. “A ação não apenas fortalece a comunidade agrícola local, mas também promove a aproximação entre os diversos atores do Agronegócio, criando laços de confiança e colaboração”, diz Olair Roberto de Barros, assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial.

O objetivo de um calendário bem estruturado é facilitar a participação dos produtores em eventos importantes, como feiras, workshops e palestras, permitindo que eles se mantenham informados sobre novas tecnologias, práticas sustentáveis e tendências de mercado. A meta é que os agricultores estejam mais bem preparados para enfrentar os desafios do setor e aproveitar as oportunidades que surgem.

Como exemplo, José Celso Sanches Junior – Dirigente Administrativo da Divisão de Extensão Rural, conta que “após uma das capacitações neste ano de 2024, alguns produtores já plantaram 600 mudas de laranja, cultura que, até então, ainda não era explorada em Araçatuba”. Segundo a Consultora de Negócios no Sebrae-SP, Fernanda Salvador Antoniali, a expectativa para o setor agro em Araçatuba e região em 2025 é bastante promissora, diz Fernanda.

“Espera-se um aumento significativo na inovação tecnológica e na adoção de práticas sustentáveis, impulsionando a produtividade e a competitividade dos produtores rurais. Além disso, a colaboração com pesquisadores renomados pode trazer novas perspectivas e soluções para os desafios do setor, fortalecendo ainda mais a economia local e promovendo o desenvolvimento rural sustentável, diz”.

O setor vai contar, ainda no ano que vem, com a seleção e treinamento para o programa Agente Local de Inovação Rural (Ali Rural). Serão disponibilizadas 8 vagas para contratação com bolsas a partir de R$ 5.000,00 para agentes em campo e orientadores acadêmicos. O projeto de extensão vai gerar oportunidades para bolsistas nos polos de Andradina, Araçatuba, Penápolis e Ilha Solteira. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro, com início previsto para agosto do mesmo ano.

“Essa união de esforços é fundamental para o desenvolvimento do Agronegócio em Araçatuba, contribuindo para a formação de uma rede sólida de apoio mútuo”, completa Olair Roberto.