Assessoria de Comunicação
Em uma ação estratégica, o ônibus da saúde na rua da Secretaria Municipal de Saúde de Andradina está levando o serviço de coleta do exame preventivo diretamente até a unidade da JBS Friboi. Com isso, dezenas de trabalhadoras da indústria da carne puderam realizar o Papanicolau, exame fundamental na prevenção ao câncer de colo do útero, sem precisar sair do ambiente de trabalho.

A ação contou com a dedicação das enfermeiras Marisa Rufato da Silva e Juliana Vilela, que atenderam com acolhimento e profissionalismo as funcionárias da empresa. O objetivo é claro: facilitar o acesso ao exame, ampliando a cobertura e reforçando o compromisso com a saúde feminina durante a campanha do Outubro Rosa.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Monielly Bonfim, o atendimento in loco tem um impacto direto na adesão. “Dessa forma, elas puderam realizar a coleta para exame sem que precisassem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde. Isso economiza tempo e torna o cuidado com a saúde mais acessível para mulheres com jornadas intensas de trabalho”, destacou.
Horários ampliados e plantões
Como parte do esforço municipal para ampliar o acesso ao exame preventivo, a UBS da Vila Mineira funcionará em horário estendido nesta terça-feira (14), até 21h30, justamente para atender mulheres que não conseguem ir ao posto durante o expediente comercial. Já no sábado, dia 18, será a vez da UBS Adilson Dantas, no Jardim Europa, abrir as portas em plantão especial das 7h às 17h para a coleta do preventivo. Na mesma ocasião, também haverá pesagem para beneficiários do Bolsa Família.
“O exame preventivo é rápido, indolor e pode literalmente salvar vidas. Muitas ainda têm receio, mas é fundamental quebrar esse tabu e priorizar esse cuidado. Estamos aqui para acolher e orientar cada paciente com respeito e carinho”, afirmou a auxiliar de enfermagem Ellis Marina Saranti Eleodoro Tiossi.
Adesão ainda é baixa
Apesar dos esforços, os números ainda preocupam. Segundo dados da Secretaria de Saúde, menos de 4 em cada 10 mulheres andradinenses têm feito o exame preventivo regularmente. Essa taxa de adesão abaixo de 40% está muito aquém do ideal para que a prevenção seja eficaz e atue na redução dos índices de mortalidade.
A consequência disso é alarmante: a maioria dos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados tardiamente, quando o tratamento já é mais invasivo, doloroso e com chances reduzidas de cura. A secretária de Saúde de Andradina, Maristela Marinho, fez um apelo sincero às mulheres do município, para que “atendam o chamado para cuidarem de vocês mesmas. Nada pode nos impedir que façamos o que é vital para preservar nossa saúde. Fazer o preventivo ou a mamografia não é apenas seguir uma recomendação médica, é um ato de amor por si mesma, pela família, pelos amigos. Cada exame pode fazer a diferença entre uma notícia devastadora e uma esperança renovada”, disse.